13 de maio de 2018
Prefeito e Vice-Governadora participam de reunião com líderes comunitários em Juazeiro do Norte

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na última sexta-feira, 11, um encontro com líderes comunitários rurais com o objetivo de dar continuidade às ações do Programa Ouvindo a Comunidade Rural.

A reunião contou ainda com presença do Prefeito Arnon Bezerra, da Vice-Governadora do Ceará, Izolda Cela e do Secretário Especial de Políticas sobre Drogas, Will Almeida que estavam em Juazeiro do Norte por ocasião da inauguração do Centro de Referência sobre Drogas.

O Programa tem como objetivo ouvir a comunidade seja de forma coletiva, individual, presencial ou por algum meio de comunicação (como telefone ou mídias sociais), dentro das demandas existentes pertinentes à área de educação. A Secretária de Educação, Maria Loureto de Lima, lembrou que o Programa nasceu do desejo do Prefeito Arnon Bezerra de fortalecer o elo com as comunidades rurais, fortalecendo a comunicação com seus líderes. “Nós temos a obrigação, enquanto poder público, de conversar com vocês, de ouvi-los e atendê-los no que for possível”, comentou a Secretária.

Ela reconhece que nem sempre é possível atender a todos os pedidos, principalmente de forma imediata, mas que a intenção é atender às demandas que se apresentam em conformidade com a lei vigente, como a contratação de funcionários para escolas e resolver questões de infraestrutura. Na oportunidade, os representantes puderam tomar conhecimento e serem esclarecidos sobre algumas ações da Seduc, como a seleção dos gestores escolares que está em andamento, a seleção de professores temporários e intérpretes em Libras realizadas em 2017.

A Secretária falou ainda da importância de todos estarem atentos, não somente para as questões materiais referentes às escolas, mas também, de se observar os valores humanos, valorizando os profissionais que desempenham suas funções com qualidade e empenho.
Para o presidente da Associação de Moradores da Vila Maria Célia Callou, Evandro Lobo, o encontro com líderes comunitários se torna importante para estabelecer vínculos com as comunidades. “É salutar a gente poder ser ouvido e partilhar nossas dificuldades”, disse o líder.

Reconhecimento

A Vice-governadora Izolda Cela elogiou a atitude da Secretaria de Educação em manter o contato com as comunidades. “Esse é um canal que precisa, realmente, estar aberto para a gente conseguir fazer as coisas. Vocês, como liderança, têm um papel muito importante de buscar esclarecimentos e sensibilizar as pessoas em busca de uma escola melhor”, reforçou. Ela comentou também sobre o êxito do Município obtido nas últimas avaliações no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece). “Recebemos com muita alegria esse crescimento de Juazeiro do Norte e é muito importante sabermos que podemos fazer mais e ter metas mais ousadas”, disse.

O Prefeito Arnon Bezerra lembrou que a qualidade que a Educação do Ceará apresenta atualmente, é resultado de um trabalho iniciado pela Vice-Governadora, Izolda Cela, quando Secretária de Educação do Estado. “Em Juazeiro do Norte, estamos colhendo o resultado de um trabalho que estamos fazendo. Para minha grata surpresa, em uma velocidade acima do esperado”, conclui o Prefeito Arnon Bezerra.

Fotos: Helio Filho