13 de maio de 2018
Secult e UFCA dialogam sobre parcerias na área cultural

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, através, da Secretaria de Cultura de Cultura de Juazeiro do Norte e a Pró-Reitoria de Cultura (Procult), da Universidade Federal do Cariri (UFCA), deram início a uma série de diálogos para realização de parcerias envolvendo as duas instituições na realização de ações culturais e acadêmicas daquela instituição com o apoio do Munícípio.

Em uma reunião realizada no Memorial Padre Cícero no último dia 10 de maio, as duas entidades sinalizaram o desejo de utilizarem um espaço público para a realização de eventos nas áreas de música e cinema, como a apresentação de shows e a exibição de filmes.

Para a escolha do espaço está sendo levada em consideração uma série de fatores, como sua localização e estrutura física para a realização das atividades. De acordo com as duas instituições, essa parceria é um passo importante para a discussão, planejamento e implantação do curso superior em Audiovisual, na UFCA. Além disso, proporcionará a realização de diversas atividades culturais abertas ao público em locais de fácil acesso.

Para o Pró-Reitor de Cultura, Professor Robson Almeida, as parcerias que a UFCA vêm realizando são muito representativas para a região do Cariri e estão se consolidando em benefício da sociedade. “Elas são importante para a gente potencializar a área da arte e da cultura”, reforça.

A Secretaria Executiva da Cultura, Sandra Nancy, afirma ser importante que as duas instituições possam trabalhar conjuntamente em prol do desenvolvimento do Município de Juazeiro do Norte e de toda a Região do Cariri. “As instituições se completam. A Universidade tem o papel de transformar a sociedade e a união com a Prefeitura proporciona que essas ações se concretizem de uma melhor forma”.

Sandra Nancy destaca que a abertura e a iniciativa do Prefeito Arnon Bezerra no apoio da implantação de mais um curso universitário deverá beneficiar não somente Juazeiro do Norte, mas toda a Região do Cariri e que o espaço que a Prefeitura de Juazeiro do Norte cederá para a UFCA possibilitará o início de um trabalho de formação de plateia. “Isso reflete a seriedade da Gestão Municipal, através da Secretaria de Cultura, com a cultura e a arte”, afirma.