16 de maio de 2018
Imprensa
Juazeiro do Norte sedia capacitações do Selo UNICEF para 51 municípios

Representantes de 51 municípios cearenses que participam da atual edição do Selo UNICEF, se reuniram com a equipe do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e parceiros nesta terça-feira, 15, no auditório do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio - Campus Crajubar, em Juazeiro do Norte, para capacitações técnicas em políticas públicas para crianças e adolescentes.

O encontro faz parte do II Ciclo de Capacitações do Selo UNICEF – Edição 2017-2020, que incluiu orientações sobre como os municípios que serão agrupados para avaliação pelo UNICEF, tais como indicadores, serão monitorados e como isso será feito, e como organizar o Primeiro Fórum Comunitário, garantindo que a população possa participar da elaboração do Plano de Ação pelos Direitos das Crianças e Adolescentes.

Representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest) e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) acompanharam a Capacitação, representando o município de Juazeiro do Norte, que desde o começo da gestão empreendeu esforços para a conquista do selo.

Sobre o Selo UNICEF

A Edição 2017-2020 do Selo UNICEF conta com a participação de mais de 1.900 municípios de 18 estados brasileiros, que assumiram junto ao UNICEF o compromisso de implementar políticas públicas para redução das desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Os municípios são agrupados, dentro de seus Estados, considerando suas características demográficas e socioeconômicas. Durante cada edição, o UNICEF capacita gestores e técnicos das secretarias municipais e conselheiros de direitos e adolescentes, para qualificar a elaboração e execução das políticas públicas e para estimular que elas continuem mesmo após o fim de cada edição. A experiência com as edições anteriores comprova que os municípios certificados com o Selo UNICEF avançam mais na melhoria dos indicadores sociais do que outros municípios de características socioeconômicas e demográficas semelhantes que não foram certificados ou participaram da iniciativa.

Fotos: Helio Filho

Galeria de fotos


Tópicos: