16 de maio de 2018
Juazeiro do Norte sedia capacitações do Selo UNICEF para 51 municípios

Representantes de 51 municípios cearenses que participam da atual edição do Selo UNICEF, se reuniram com a equipe do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e parceiros nesta terça-feira, 15, no auditório do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio - Campus Crajubar, em Juazeiro do Norte, para capacitações técnicas em políticas públicas para crianças e adolescentes.

O encontro faz parte do II Ciclo de Capacitações do Selo UNICEF – Edição 2017-2020, que incluiu orientações sobre como os municípios que serão agrupados para avaliação pelo UNICEF, tais como indicadores, serão monitorados e como isso será feito, e como organizar o Primeiro Fórum Comunitário, garantindo que a população possa participar da elaboração do Plano de Ação pelos Direitos das Crianças e Adolescentes.

Representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest) e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) acompanharam a Capacitação, representando o município de Juazeiro do Norte, que desde o começo da gestão empreendeu esforços para a conquista do selo.

Sobre o Selo UNICEF

A Edição 2017-2020 do Selo UNICEF conta com a participação de mais de 1.900 municípios de 18 estados brasileiros, que assumiram junto ao UNICEF o compromisso de implementar políticas públicas para redução das desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Os municípios são agrupados, dentro de seus Estados, considerando suas características demográficas e socioeconômicas. Durante cada edição, o UNICEF capacita gestores e técnicos das secretarias municipais e conselheiros de direitos e adolescentes, para qualificar a elaboração e execução das políticas públicas e para estimular que elas continuem mesmo após o fim de cada edição. A experiência com as edições anteriores comprova que os municípios certificados com o Selo UNICEF avançam mais na melhoria dos indicadores sociais do que outros municípios de características socioeconômicas e demográficas semelhantes que não foram certificados ou participaram da iniciativa.

Fotos: Helio Filho