20 de maio de 2018
Imprensa
Semana do MEI debate economia criativa em Juazeiro do Norte

A economia criativa esteve em debate no último final de semana, em Juazeiro do Norte, com a   Semana do Microempreendedor Individual, uma realização conjunta da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Sedeci) e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O evento, que teve início no dia 14, buscou incentivar os microempreendedores individuais e potenciais empreendedores sobre a importância da capacitação e formalização de seus negócios, através de oficinas, palestras, orientações e debates com especialistas, tendo como foco a economia criativa.

O Talk Show de encerramento, com o tema Economia Criativa no Cariri, contou a participação da Gestora do Sebrae RJ, Heliana Marinho e com o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Michel Araújo, que relacionou a tecnologia e Inovação com a economia criativa. A economia criativa integra criatividade ao valor econômico e se divide nos grupos de patrimônio, artes, mídia e criações funcionais, sendo importante para o desenvolvimento humano e cultural.

De acordo com Heliana, a Economia Criativa é aquela que se desenvolve através da criatividade e subjetividade. “A discussão sobre economia é muito recente, no Brasil tem pouco mais de dez anos. Ela abrange diversos setores como os de tradição, artesanato, festas populares, museus, casas de cultura, artes performáticas, música, circo, dança, ópera, teatro, novas mídias, tecnologias, audiovisual, games, aplicativos, além das criações funcionais, que abrange os diversos segmentos do designer. Vertentes que enfrentam dificuldade em estabelecer um valor de mercado, que aparentemente não tem economia, mas tem”, explica.

Michel Araújo falou sobre as possibilidades de interação da tecnologia e inovação com a economia criativa. “Dialogamos sobre as possibilidades de desenvolvimento desta economia através do projeto de cidade inteligente, que busca inserir o cidadão, oferecendo rede wi-fi pública que irá conectá-lo a outras pessoas, o que fortalecerá a divulgação de seu trabalho, através destas novas tecnologias”, comenta o Secretário, sobre o conceito que está sendo desenvolvido em Juazeiro do Norte, na administração do Prefeito Arnon Bezerra. “A cidade inteligente só vai ser eficaz se ela também for humana e integrar a população”, afirma. 

Encerramento

Com programação diversificada realizada na Faculdade Paraíso (FAP), Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN), Universidade Leão Sampaio e no Cariri Garden Shopping, a Semana do Microempreendedor Individual buscou atingir vários públicos, como estudantes, microempreendedores formalizados e potenciais empreendedores do Município. Para a Agente de Desenvolvimento do Município, Maria do Carmo, o evento atingiu seu objetivo, tendo o apoio das instituições de ensino superior, que reverberou numa forte participação de estudantes e empreendedores nos espaços propostos pelo evento.

Fotos: Samuel Macedo

Galeria de fotos


Tópicos: