23 de maio de 2018
Seafin discute elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2019

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Administração e Finanças (Seafin), juntamente com a equipe de Assessoria Contábil, realizou na tarde dessa quarta-feira, 23, no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), audiência pública com organizações da sociedade civil, agentes públicos, empresas e a população em geral.

Na ocasião foram apresentadas sugestões para elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) referente ao exercício financeiro de 2019, conforme orienta o ordenamento jurídico brasileiro composto pela Constituição Federal, Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)  e a Lei Orgânica do Município.

O Diretor de Planejamento e Dados Estratégicos, Lucas Alves, explicou que entre a tríade orçamentária composta pela Lei Orçamentária Anual (LOA), Plano Plurianual (PPA) e LDO, essa última é mais técnica e menos conhecida, porém tão importante quanto as demais. “A administração pública deve construir a LDO de maneira participativa, tanto do ponto de vista interno quanto externo, e foi o que nós vimos hoje com técnicos de cada secretaria e representantes da sociedade civil”, destacou.

O estudante de contabilidade, William Adriano, esteve presente e enfatizou a importância da participação da sociedade neste momento. “Eu pude perceber o quanto o orçamento tem que ser planejado e que a sociedade e os estudantes são de suma importância nesse momento, tanto para dar suas contribuições, quanto para entender como é feito o orçamento público”, disse.

Fotos: Helio Filho