28 de maio de 2018
Prefeito Arnon Bezerra prestigia abertura da Festa de Barbalha com grupos de tradição de Juazeiro do Norte

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, por meio da equipe da Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte, participou dos festejos da abertura da festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio, na cidade de Barbalha, neste domingo, 27, com os grupos da tradição popular juazeirenses. O cortejo dos grupos foi prestigiado pelo Prefeito Arnon Bezerra, além de secretários do Município.

Participaram grupos reisado, de perna de pau, de bacamarte e guerreiro, totalizando cinco apresentações. A participação do Município, através da Secretaria de Cultura, dá-se através do reconhecimento da Festa do Pau da Bandeira como uma das mais importantes do cenário cultural brasileiro. Para a Secult, contribuir com a festa através do incentivo das apresentações dos grupos tradicionais de Juazeiro do Norte é uma forma de fortalecer e propagar a cultura local.

Os grupos juazeirenses percorreram o trajeto tradicional do cortejo desde a Igreja Matriz de Santo Antônio, passando pela Rua do Vídéo até o largo do Rosário.

Na ocasião, o fotografo e cineasta Augusto Pessoa fez um registro audiovisual de todo o trajeto para a Secult Juazeiro do Norte. Para ele, o cortejo de abertura da festa teve ainda mais brilho com a participação dos grupos culturais de Juazeiro do Norte que se juntaram às belas e tradicionais manifestações de Barbalha, num multicolorido abraço de autêntica tradição. “Fotografar esse encontro da cultura popular é - para mim - exatamente o que ele é: um Ritual! Em nenhum outro recanto desse imenso Brasil é possível reunir tanta tradição em tão "pequeno" espaço”, disse Augusto.

Integração cultural

Para o Secretário de Cultura, Renato Fernandes, a participação do Município de Juazeiro do Norte nas festividades de Barbalha se torna simbólica, exemplar e representativa por ser mais um passo na aproximação das duas cidades irmãs que se articulam para desenvolver ações em diversas áreas, além da cultura. “Pela primeira vez, essa foi uma participação organizada pelas duas Secretarias de Cultura, com sinalização, comunicação visual e outros detalhes. Sem dúvidas, veremos outras inserções de Juazeiro do Norte em Barbalha e vice-versa. Isso representa a materialização e a simbologia da irmandade entre as cidades”, finaliza Renato Fernandes.

Fotos: Augusto Pessoa