4 de junho de 2018
Sesp inicia curso intensivo para ROPE

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania (Sesp), deu início nesta segunda-feira, 04, ao curso intensivo para Rondas Operacionais de Prevenção Escolar (ROPE). Com programação voltada à qualificação dos Servidores de Segurança Pública do Município, o curso acontece em horário integral, dos dias 04 a 10 de junho na sede da Sesp

A metodologia educativa e preventiva, desenvolvida nas formações do ROPE, têm por intuito incentivar os Guardas Civis Municipais (GCM) a abordarem corretamente os jovens, vítimas de violência ou em vulnerabilidade, que sofrerem ou cometerem infrações nas proximidades das escolas.

A Secretária Executiva da Sesp, Ivoneide Antunes, afirma que essa formação faz parte do projeto de combate às drogas e violência, trabalhado pela GCM, que busca garantir a segurança e paz nas escolas. “A GCM tem tido essa demanda por trabalhar com o público escolar, atendendo à recomendação do Prefeito Arnon Bezerra, que tem dado especial atenção às corporações, investindo na capacitação destes profissionais”, explica.

O curso é voltado para 30 GCMs, que realizam o trabalho preventivo e educativo no Município. Através de palestra sobre legislação, realizada pelo Delegado do Crato, Tenório Brito, nesta segunda-feira, 04, os servidores estudaram o estatuto da criança e do adolescente. “Parabenizo a iniciativa da Gestão Municipal de Juazeiro do Norte e da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania, que tem se preocupado em qualificar os profissionais de Segurança Pública, possibilitando que estejam mais preparados para a ronda escolar. Esse profissional trabalha com a prevenção de crimes, sendo um orientador e prestador de auxílio para as crianças, pais e professores”, afirma.

Programação

Segunda-feira, 04, início do curso de Rondas Operacionais de Prevenção Escolar (ROPE), com palestra sobre a Legislação, realizada pelo Delegado Tenório de Brito.

Terça-feira, 05, Legislação do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran).

Quarta-feira, 06, básico em manutenção de motocicleta, com o Demutran.

Quinta-feira, 07, técnicas de primeiros socorros, com profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Sexta-feira, 08, técnicas de primeiros socorros com profissionais do SAMU.

Sábado, 09, Instruções do Manual Operacional do ROPE, com o GD Tallys e o Sargento Silvio Ther.

Domingo, 10, continuação Instruções do Manual do ROPE.

Fotos: Helio Filho