5 de junho de 2018
Imprensa
Selo Unicef: Nuca reúne adolescentes e promove articulação da juventude

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest) promoveu, nesta terça-feira, 05, reunião com meninos e meninas do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (Nuca) para debater temáticas a serem trabalhadas no processo do SELO UNICEF 2017-2020.

O Nuca faz parte das três ações de participação social que são obrigatórias para a continuidade do Município no Selo UNICEF, assim como fóruns comunitários e plano municipal de ação para a Proteção Integral da Infância e Adolescência. O público que integra o Nuca são lideranças jovens de diversas comunidades e escolas do município.

 Os jovens foram apresentados e orientados como integrantes sobre os próximos passos para dar início às atividades. “Estou muito feliz por esse olhar da gestão e dos adultos para nós adolescentes. Estamos ansiosos”, afirmou o jovem Pedro Henrique da Silva, da comunidade Vila Fátima.

A mobilização e o empenho dos adolescentes do NUCA impulsionam a transformação de suas realidades, contribuindo para o enfrentamento das vulnerabilidades e superação das desigualdades e violações que afetam as suas vidas.

Nuca na conquista do Selo Unicef

O UNICEF recomenda a implantação do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), para que adolescentes possam refletir e discutir sobre a diversidade e as desigualdades do município, em termos de gênero, raça e etnia, deficiências, vida urbana e rural. O NUCA deve contribuir ainda para que eles se organizem em redes e sejam capacitados na Metodologia das Competências para a Vida.

Fotos: Helio Filho

Galeria de fotos


Tópicos: