6 de junho de 2018
Conselho Estadual de Saúde realiza oficina de educação ambiental

O Conselho Estadual de Saúde (CESAU), através da Câmara Técnica de Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente (CTSTMA), e em parceria com o Conselho Municipal de Saúde (CMS) e a Secretaria Municipal de Saúde, realizou, nos dias 05 e 06 de junho, uma oficina de educação ambiental sobre arboviroses, em Juazeiro do Norte.

A oficina aconteceu no Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) e contou com a participação de conselheiros municipais de saúde, de membros do Núcleo de Mobilização Social, da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (CIST) e de agentes de combate às endemias.

A programação consistiu em apresentação de painéis temáticos sobre a Câmara Técnica de Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente e também sobre a atual situação das arboviroses no Estado do Ceará, englobando ainda ações de prevenção e controle. Os painéis foram seguidos de debates, dinâmicas, apresentação de filmes educativos e trabalhos de grupo. Houve ainda uma exposição com a demonstração do ciclo reprodutor do mosquito Aedes aegypti.

Para o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Carlos Elias, a oficina foi de grande importância para o município de Juazeiro do Norte, pois os participantes poderão utilizar o aprendizado adquirido no dia-a-dia das suas profissões, contribuindo assim para o desenvolvimento de ações de educação ambiental e de combate às arboviroses que irão proporcionar o bem-estar de toda a população.