20 de junho de 2018
Prefeito Arnon Bezerra dialoga com vendedores da Praça Pe. Cícero

O Prefeito Municipal de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, realizou reunião com os comerciantes informais do entorno e da Praça Padre Cícero, na tarde desta quarta-feira,20, no Memorial Padre Cícero. Participaram do encontro, os secretários de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp), Luiz Ivan Bezerra, e a Secretária de Infraestrutura (Seinfra), Gizele Menezes. O objetivo da reunião foi tratar do processo de organização dos vendedores até a inauguração da Praça Padre Cícero, que se encontra em reforma.

O Prefeito Arnon Bezerra destacou que a sua intenção com esse trabalho é promover e qualificar o negócio de todos, além de organizar os serviços e poder proporcionar melhores condições de comercialização. Para isso, o secretário de Meio Ambiente, Luiz Ivan, apresentou o resultado de um levantamento atual, com fotografias, dos pontos de comercialização de ambulantes que ocupam às ruas e praças da cidade. Além disso, destacou diversos exemplos de carrinhos para venda de produtos diversos e food trucks padronizados.

Conforme levantamento da Secretaria, estão cadastrados 34 vendedores da praça junto à Semasp. Mas estiveram presentes na reunião, vendedores que atuam no terminal de ônibus da Rua São Francisco, transferido para espaço do Centro Multiuso. O secretário Luiz Ivan ainda ressaltou durante a reunião, que desde a gestão municipal anterior, houve solicitação do Ministério Público para a retirada dos comerciantes da praça.

A meta, conforme Prefeito, é oferecer condições para que os comerciantes possam se qualificar. Para isso, tem mantido contato com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), além de instituições financeiras, como o Banco do Nordeste e Banco do Brasil, com a finalidade de negociar linhas de crédito acessíveis aos vendedores, para investirem em melhorias nos seus próprios negócios.

Na próxima segunda-feira, serão iniciadas reuniões com os comerciantes informais na Semasp, para tratar das condições de comercialização por segmento. Segundo o Prefeito Arnon Bezerra, esse trabalho que vem sendo realizado envolve a comunidade, desde os moradores do entorno da praça à própria população, procurando desta forma a melhor maneira de adequar os serviços. “Queremos transformar o espaço da praça Padre Cícero num lugar aprazível, para que as pessoas se sintam bem, entre amigos, e se reencontrem com mais frequência”, afirma.

Na ocasião, o Prefeito ainda ouviu sugestões dos vendedores e destacou que tudo será feito da melhor forma, com ações alinhadas entre os comerciantes e a administração municipal.