22 de junho de 2018
Programa Saúde na Escola realiza entrega de consultas com oftalmologista

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), está realizando a entrega das consultas com médico oftalmologista para os alunos que apresentaram alteração visual nas ações realizadas durante o mês de maio. Na tarde da última quarta-feira (20), foram entregues as consultas para os alunos da Escola Tabelião Expedito Pereira.

As ações para detecção de alteração visual aconteceram em seis escolas municipais de ensino fundamental I, envolvendo 2.560 alunos, dos quais 486 serão encaminhados para consulta com oftalmologista. As consultas estão sendo agendadas de acordo com os critérios de prioridades estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Neste mês de junho, foram realizadas 86 marcações. As demais serão agendadas dentro do prazo máximo de três meses.

A Secretária de Educação de Juazeiro do Norte, Maria Loureto Lima, destacou que esse momento tem um significado muito grande, pois une duas áreas importantes, que são a educação e a saúde. “Estamos muito satisfeitos porque temos uma abertura muito grande com a equipe da saúde. E a saúde faz da educação a sua casa. É importante que as mães e os pais compreendam essa grandeza, e isso se dá a partir do momento que os pais acompanham seus filhos”, afirmou a secretária, que destacou ainda o apoio que o Prefeito Arnon Bezerra tem dado à efetivação das ações do PSE.

A coordenadora do PSE da Secretaria de Saúde, Amanda Cordeiro, ressaltou a parceria com a Central de Regulação da SESAU na marcação das consultas e demais procedimentos da Atenção Secundária. Os pais foram orientados a não deixarem de levar os filhos às consultas e a levarem a documentação necessária no dia. Em casos que seja identificada a necessidade do uso de óculos, o mesmo também poderá ser solicitado à Secretaria de Saúde do Município.

Fotos: Helio Filho