22 de junho de 2018
Secretaria de Educação realiza formação para gestores do Programa Escola Integradora

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Educação, realizou mais um momento formativo entre as escolas que fazem parte do Programa Escola Integradora. O encontro aconteceu na sede do Instituto Juazeiro de Ensino Superior (Ijes) na manhã desta quinta-feira, dia 21 de junho. Na oportunidade, mais 11 escolas foram anunciadas para integrar o Programa, totalizando agora 33 unidades que passam a aplicar os princípios em suas ações pedagógicas.

Como tem acontecido nas anteriores, a formação foi ministrada pela própria Secretária de Educação, Maria Loureto de Lima, que desta vez abordou temas administrativos como o compromisso com práticas diárias no cotidiano, a autonomia na gestão escolar e a importância do planejamento das atividades pedagógicas e administrativas da escola. Nesta pauta, a Secretária destacou a importância de se realizar um planejamento de forma integrada com o quadro funcional da escola e, principalmente com a comunidade. “Os gestores escolares não devem temer a comunidade. É necessário que a comunidade esteja presente nos planejamentos da escola e dando a sua contribuição”, disse a Secretária. Ela se refere a um dos pontos mais discutidos na implantação do Programa Escola Integradora na rede municipal de ensino que é a participação de todos no contexto escolar, principalmente os pais e responsáveis pelos alunos matriculados.

Maria Loureto de Lima chama atenção pelo fato das mudanças nas atitudes pedagógicas que as escolas têm apresentado. Ela destaca que é importante as escolas passarem pelas reformas em sua estrutura física e oferecerem conforto aos alunos. Com isso, dando maior tranquilidade aos pais, com os resultados efetivos que a Educação de Juazeiro do Norte precisa.

Importância do Professor

Maria Loureto falou ainda da importância do amadurecimento dos profissionais da educação de Juazeiro do Norte. Para ela, essa condição só chega com o estudo e a qualificação do profissional, feitas de forma sistemática e planejada.

Ela destaca a importância do professor como a maior autoridade pedagógica dentro de sala de aula, mas que, enquanto profissional, ele deve observar a importância do aluno com o entendimento de que todo o trabalho tem que ser focado no desenvolvimento e qualificação de ensino.

Fotos: Helio Filho