25 de junho de 2018
Quadrilhas recebem premiação no encerramento do festival

A programação do São João de Juazeiro do Norte no Parque de Eventos, realizado pela Prefeitura Municipal, teve seu encerramento na noite deste domingo, dia 24 de junho. As quadrilhas que se apresentaram desde a última quinta-feira, no Festival de Quadrilhas, receberam a premiação na noite deste domingo, após rigorosa avaliação dos jurados.

Foram quatro dias de muita diversão para os juazeirenses, embalados por músicas e apresentações que caracterizam esse momento festivo do ano.

De 21 a 23, apresentaram-se 23 quadrilhas entre adultas e infantis que fizeram uma grande festa em um grande evento que coloca Juazeiro do Norte, já a partir desse ano, no circuito de quadrilhas juninas do Nordeste Brasileiro. Elas disputaram entre si as três primeiras colocações que deve garantir às vencedoras a participação em outros festivais no Estado do Ceará e pelo Nordeste.

Campeãs

De acordo com os jurados da União Junina, uma entidade que congrega quadrilhas e profissionais que atuam na área, entre os adultos, a Quadrilha do Gil conquistou o primeiro lugar. Em segundo ficou a Nação Nordestina e, em terceiro, a Agremiação Junina Cariri.

Dessas, as duas primeiras que estão filiadas à União Junina estão classificadas para participarem de outros festivais organizados pela entidade.

Já na categoria infantil, em primeiro lugar ficou a quadrilha São Domingos Júnior, em segundo a Pinga Fogo e em terceiro a Matutino Júnior.

A diretora da Ong Zaila Lavor, Cláudia Lavor, considera que o Festival aconteceu dentro de um clima de tranquilidade e deu a oportunidade para visibilizar o terceiro setor, mostrando o seu potencial de organização e atuação. “Podemos fomentar o desenvolvimento humano através dos jovens que atuam junto a comunidade”, disse a diretora. Ela se refere aos jovens que são atendidos pela comunidade e que passam por processos de formação e capacitação para atuarem na sociedade.

Já a partir do dia 22, os grandes shows tomaram conta do palco principal do Parque de Eventos Padre Cícero.

Nomes como Maurício Jorge, Jordian do Acordeon, Joãozinho do Exu, Fábio Carneirinho, Jota Farias, Junior Viana, Leonardo de Luna, Luiz Fidelis, Victor e Leo e Thalles Lessa fizeram parte da programação.

O São João de Juazeiro do Norte, realizado através da Secretaria de Cultura, contou com ações integradas de várias, secretarias para garantir segurança, assistência médica em casos de urgência e fiscalizar possíveis existências de situações exploração do trabalho infantil. Estiveram envolvidas a Secretaria de Saúde (Sesau), Secretaria de Segurança Pública (Sesp) e Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest). Também teve apoio do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar.