26 de junho de 2018
Imprensa
PSE realiza ações sobre alimentação saudável e práticas corporais

Durante o mês de junho, o Programa Saúde na Escola (PSE) desenvolveu, nas 44 escolas municipais pactuadas, ações de educação em saúde sobre práticas corporais e alimentação saudável. As atividades foram desenvolvidas em parceria com as equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Nesta terça-feira (26), os alunos da Escola Maria Pedrina, no Sítio Popôs, participaram da ação, conduzida pelo NASF 11.

A equipe, composta por nutricionista, psicóloga, educador físico, fisioterapeuta, farmacêutica e assistente social, desenvolveu atividades teóricas, com orientações sobre alimentação saudável em sala de aula, e também atividades práticas, como alongamento e brincadeiras.

A nutricionista, Marciana Trajano, e a psicóloga, Thaynara Lemos, ressaltaram que as crianças interagiram de forma muito positiva às atividades, compartilhando as informações, tirando dúvidas sobre o assunto, e sobre algumas doenças que podem ser adquiridas devido à má alimentação.

“É importante que haja esse processo de conscientização. A teoria tem que estar interligada com a prática. Em sala de aula a gente fala sobre a importância tanto de ter uma alimentação saudável e da prática de atividade física”, explicou a psicóloga, que ressaltou ainda que a parceria entre saúde e escola tem sido muito proveitosa para a promoção das ações de educação em saúde.

Já o educador físico, Marconi Araújo, comentou que, atualmente, as crianças passam muito tempo assistindo à televisão ou no celular, participando menos de atividades físicas. “A gente tenta passar para elas a importância da atividade física, para que no futuro elas não tenham doenças causadas pela falta de exercícios. As crianças às vezes são muito carentes de algumas brincadeiras, então a gente tenta trazer algumas brincadeiras mais antigas, como pular corda e corrida de saco”, destacou.

Galeria de fotos


Tópicos: