29 de junho de 2018
SESAU promove oficina sobre Política Nacional de Saúde Integral da população LGBT

Agentes administrativos e recepcionistas de todos os equipamentos da rede municipal de saúde participaram, nesta quinta-feira (28), no auditório do CEREST, de uma oficina sobre a Política Nacional de Saúde Integral da população LGBT. O momento foi viabilizado por meio da coordenação de Educação Permanente em Saúde, com o apoio do Núcleo de Mobilização Social.

Essa foi a primeira vez que o tema foi trabalhado com estes profissionais, que são o primeiro contato da população com os serviços de saúde. A capacitação teve como proposta promover a humanização do acolhimento aos usuários LGBT nestes serviços.

O coordenador estadual da Articulação Brasileira de Gays (Artgay), Edilson Gomes, falou sobre a Política Nacional de Saúde Integral da população LGBT, instituída pela portaria nº 2.836 de 1º de dezembro de 2011, cujo objetivo é “promover a saúde integral de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, eliminando a discriminação e o preconceito institucional, bem como contribuindo para a redução das desigualdades e a consolidação do SUS como sistema universal, integral e equitativo”.

Entre as orientações para a efetivação do acolhimento humanizado insere-se a utilização do nome social do paciente, que é o nome que a pessoa prefere ser chamada, evitando assim constrangimentos. A coordenadora da Educação Permanente em Saúde, Elainy Malta, reforçou com os agentes administrativos e recepcionistas a importância do cargo que eles ocupam neste processo. “Foi um momento muito produtivo e fundamental. Tinha coisa aqui que eu nem conhecia. Vejo que a população LGBT se sente muitas vezes com complexo de inferioridade, porque tem gente que não sabe lidar com esse tipo de situação. Então temos que aprender e entender”, afirmou a recepcionista Cícera Barros.

Posteriormente, a oficina será ofertada também para os agentes comunitários de saúde, médicos, enfermeiros, e demais profissionais que compõem a rede municipal de saúde.