2 de julho de 2018
Realizada a IV Semana da Diversidade Sexual

Realizada desde a última quinta-feira,28, no Teatro Patativa do Assaré, Sesc, a IV Semana da Diversidade Sexual de Juazeiro do Norte, que contou com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest).  Este ano, a edição ganhou o tema “orgulho de ser LGBTI, nossas vozes, nosso voto”.

A programação contou com a fala oficial da Coordenadora do Núcleo de Diversidade e Gênero da Sedest, Brenda Vlasacj, que ressaltou a importância do trabalho que a Prefeitura vem realizando nesta gestão em defesa dos direitos da comunidade LGBTI. “O compromisso desta gestão é um compromisso com a dignidade da pessoa humana, independente da sua condição, da sua cor e do seu credo. O trabalho é por uma política que coloque em condições de igualdade a todos. Não somos uma minoria, somos maioria em todos os cantos deste país e em Juazeiro do Norte não é diferente”, pontuou.

Em seguida foi apresentado o cordel intitulado “LGBT, Fruto do Coração”, pela autora Aída Mellyciano, que é mulher trans assistida pelo Núcleo de Gênero do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do território Frei Damião, e em sua apresentação destacou em versos o que é enfrentar diariamente a dura realidade de assumir-se trans na vida em sociedade.

Finalizando a noite, Faustino Pinto, do Movimento de Reintegração das Pessoas atingidas pela Hanseníase (Morhan) de Juazeiro do Norte, e Ana Paula Macedo de Albuquerque, do Conselho Municipal de Direitos LGBT, conduziram o momento solene do evento, onde foram homenageados com a comenda “Jonathan Kiss”, os ativistas Ruy Castro, Pamela Parmenek e (in memoriam) e Mônica Morais (in memoriam). As homenagens buscaram contemplar o trabalho social desenvolvido pelos ativistas contemplados, em sua trajetória de vida, junto ao público LGBTI.

O evento é uma realização do Conselho Municipal dos Direitos dos LGBT vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho em parceria com a Associação Beneficente Madre Maria Villac e Franças Produções.

Fotos: Anderson Duarte