20 de julho de 2018
Juazeiro do Norte sedia audiência pública do Panorama PRGIRS da Região do Cariri

A Autarquia Municipal de Meio Ambiente (Amaju) e a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp) participaram nesta quinta-feira, 19, de audiência pública do Panorama para o Plano Regional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PRGIRS) da Região do Cariri, para tratar os eixos de atuação do sistema que visam a redução de impactos ambientais e socioeconômicos pelas hierarquias definidas através da Lei 12.305/2010 que estabelece políticas públicas nesse sentido.

O Plano Regional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos é um importante instrumento para nortear ações voltadas à Política Nacional de Resíduos Sólidos, definida por lei, para todos os atores envolvidos (produtores de mercadorias que geram resíduos nas fases de produção, consumo e pós-consumo, comerciantes, distribuidores, importadores, prestadores de serviço público ou privado de manejo de resíduos sólidos e consumidores), maneiras de atuação, a fim de atingir, em determinado período, os objetivos da Política.

Os eixos abordam problemáticas como educação ambiental, coleta seletiva, gestão de resíduos e disposição final dos resíduos.

O Superintendente da Amaju, Sidney Kal-Rais, afirma que a iniciativa do Governo do Estado é um importante apoio para o Município, no que se refere à construção de políticas públicas para tratar dos resíduos sólidos. “Audiência muito importante para a região, pois através dela o Governo do Estado está estruturando os Planos de Gestão, estabelecendo fluxos de resíduos. Nossa legislação já é uma das mais avançadas na região. O primeiro passo é avaliar as barreiras que ainda temos para ajustar para depois começar a implantar”, disse. A audiência que contou com a participação de representantes de 27 municípios da região do Cariri.