27 de julho de 2018
Nuca promove bate-papo com craques do futebol no Romeirão

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest) realizou um momento de bate-papo com as crianças e adolescentes do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (Nuca) e os ex-jogadores de futebol Ronaldo Angelim e Jonas Damasceno, no estádio Romeirão. A ação faz parte das três ações de participação social que são obrigatórias para a continuidade do Município no Selo UNICEF.

Importante aliado da educação e inclusão social, o incentivo ao esporte, através de projetos sociais, fóruns e ações de Proteção Integral da Infância e Adolescência, impulsiona a transformação de suas realidades, contribuindo para o enfrentamento das vulnerabilidades e superação das desigualdades e violações que afetam as vidas de crianças e adolescentes. Foi no tom de curiosidade sobre o caminho de lutas e vitórias dos dois craques que tiveram importante notoriedade no futebol brasileiro.

Os dois ex-jogadores contaram um pouco da sua trajetória e relembraram gols marcantes como o que garantiu a vitória por 2 a 1 do Flamengo contra o Grêmio, feito por Ronaldo Angelim, dando o título do campeonato brasileiro de 2009.

As crianças e adolescentes fizeram perguntas e pediram conselhos sobre futebol, carreira e quiseram saber as peculiaridades da área. Solícitos, os dois responderam e divertiram as crianças e adolescentes com histórias engraçadas. "Fiquei muito inspirada com a humildade deles. Eles jogaram em times grandes e não são esnobes por isso. Foi muito bom participar", disse a adolescente do Nuca, Camila Souza.

História

Natural de Barbalha, Jonas Damasceno Varela foi revelado no Icasa, em 1995. O volante também jogou no Guarani e Barbalha e em grandes clubes de futebol do Nordeste como Fortaleza, Botafogo (PB), Campinense e o Benfica, em Portugal. Hoje, Jonas Damasceno está à frente do Projeto de Esporte, Cidadania e Inclusão Social, na Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho, que desenvolve ações e vem atuando nos Centros de Referência de Assistência Social, com o objetivo de trabalhar a inclusão social e preencher o tempo ocioso de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, assistidas pelos equipamentos. O projeto tem inspirado crianças e adolescentes no desenvolvimento de habilidades esportivas e na busca de seus sonhos de forma responsável.

Já Ronaldo Angelim, nascido na cidade de Porteiras, deu seus primeiros passos no futebol em Juazeiro do Norte. Também revelado no Icasa, o zagueiro jogou no Flamengo e no Fortaleza. No tricolor cearense, conquistou dois acessos à série A, em 2002 e 2004. O atleta segue inesquecível como autor do gol da conquista do hexa brasileiro de 2009.

Fotos: Samuel Macedo