31 de julho de 2018
Imprensa
Sedeci apresenta PPP de Cidade Inteligente na Câmara Municipal de Juazeiro do Norte

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Sedeci), apresentou  em Audiência Pública, realizada na Câmara Municipal de Vereadores, na tarde desta terça-feira, 31, o Projeto de Parceria Público Privada (PPP) de Cidade Inteligente. O projeto tem por principal objetivo fornecer, através de concessão pública, a integração de tecnologia e inovação em serviços públicos, garantindo a inclusão e participação dos cidadãos de Juazeiro do Norte.

Participaram da ocasião, representando o Prefeito Municipal, Arnon Bezerra, o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Michel Araújo, o Professor e Especialista em Inovação e Cidades Inteligentes, Vitor Amuri, o Especialista em Projetos de Tecnologias de Informação e Comunicação da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Carlos Frees, e representando o Legislativo, o Vereador Zé Barreto.

A apresentação do projeto teve como foco aproximar a sociedade civil do conceito de smart city trabalhado em Juazeiro do Norte. Há sete meses a Sedeci, com apoio da Empresa Spin (Soluções Pública Inteligentes) tem trabalhado no Projeto de Parceria Público e Privada (PPP) para tornar Juazeiro do Norte uma Smart City, um novo conceito de desenvolvimento dos grandes centros urbanos, que visa melhorar o atendimento às demandas públicas da cidade por meio de tecnologias avançadas.

Interação

Dentre as áreas de abrangência da PPP Juazeiro do Norte Cidade Inteligente estão os setores de Iluminação, Conectividade e Segurança Pública, Gestão do Turismo e Interatividade na Administração Pública, uma forma de aproximar o cidadão da Gestão Municipal. De acordo com o Secretário Michel Araújo, o projeto vai proporcionar melhoria na qualidade de vida da população e tornar Juazeiro do Norte uma cidade mais inteligente e humana.

“Estamos seguindo todos os trâmites legais para que até o final de 2018 possamos começar o processo licitatório, para a concessão da PPP. Nosso trabalho está pautado dentro dos 17 objetivos de do desenvolvimento sustentável da ONU, sob orientação do Prefeito Arnon Bezerra. Primeiro atenderemos os bairros mais vulneráveis, garantindo assim a inclusão e participação de todos”, afirma o Secretário.

Referência Nacional

O Estudo para a elaboração do Projeto começou a ser realizado em 2017, um trabalho voltado a diagnosticar as principais demandas da cidade. A PPP contempla iluminação pública de LED com sensores, para garantir a eficácia e a redução de até 52% do consumo energético do Município, câmeras de vídeo monitoramento, conectividade dos cidadãos e fortalecimento do turismo.

O Especialista da ABDI, Carlos Frees, parabenizou o trabalho realizado pela Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte e ressaltou a importância dele para o Município. “Esse modelo de Cidade Inteligente criado aqui em Juazeiro do Norte está amparado numa Lei Municipal, dentro dos parâmetros do Plano Diretor de Tecnologias para Cidades Inteligentes, construído com todo o arcabouço que a gente tinha criado pelo Governo Federal. Para mim é um orgulho ver uma ação como essa se concretizando no país”, afirma.  

Galeria de fotos


Tópicos: