2 de agosto de 2018
Imprensa
SESAU promove grupo de autocuidado em hanseníase

Desenvolver o olhar para si e incentivar a adoção de hábitos benéficos à própria saúde é o objetivo do grupo de autocuidado em hanseníase, promovido pela Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Saúde. O grupo realiza encontros mensais desde o início deste ano entre os profissionais de saúde e os pacientes que fazem ou que fizeram tratamento de hanseníase no Centro de Dermatologia.

Na última terça-feira (31), as advogadas Aurília Alencar e Ingrid Isabelly, a convite da coordenadora do Programa de Controle da Hanseníase, Vanesca Sumaly, participaram do encontro para falar sobre direitos previdenciários dos pacientes, uma vez que a hanseníase é uma doença incapacitante.

A depender do grau de incapacidade pós-tratamento, esses pacientes têm direito a procurarem o INSS para conseguirem um benefício. As advogadas levaram orientações sobre como proceder nesse sentido e esclareceram dúvidas.  

Nos encontros anteriores já foram trabalhados os cuidados com a face, com as mãos e com os pés, as principais partes do corpo que a hanseníase afeta. Também foram feitas avaliações sobre o grau de limitação física de cada paciente e a forma como isso pode afetar em suas atividades diárias.

O preconceito e o estigma em relação à doença foram outros dos assuntos abordados nos encontros do grupo, que contam com a orientação de enfermeiras, do fisioterapeuta e da terapeuta ocupacional.

“Nossos pacientes não são só pacientes que estão fazendo o tratamento, mas que já terminaram e ficaram com alguma sequela. Isso é muito importante na hanseníase, você ter o acompanhamento pós-alta. É um grupo que a gente consegue dar uma atenção a todos, uma atenção mais direcionada, um olhar e uma escuta melhor”, ressaltou a enfermeira Fernanda Cassiano.

Galeria de fotos


Tópicos: