2 de agosto de 2018
Teatro Marquise celebra 15 anos de fundação

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Cultura, comemorou nesta quinta-feira, 02 de agosto, o 15º aniversário do Teatro Marquise Branca, com uma programação voltada para crianças e adultos.

A abertura aconteceu às 8h da manhã, com a apresentação da Banda de Música Municipal Padre Cícero. Em seguida, com houve o do espetáculo infantil “A Caixa de Brinquedos” (Cia. Teatral Jovens em Cena).

Já o encerramento das comemorações, realizada no turno da noite, contou com a apresentação do “Casamento de Marquise Branca”, encenada pela Quadrilha Nação Nordestina, além da entrega da premiação do Prêmio Sated Ceará Regional Cariri para artistas que se destacaram em diversas linguagens.

O diretor do equipamento comenta que as comemorações dos 15 anos do Teatro Marquise Branca envolve ainda uma série de atividades, como a reforma do equipamento e instalação de um ponto de memória, que contará toda a história daquele espaço que no princípio era um matadouro público, inaugurado na época em que o Padre Cícero ainda era vivo. O local foi abandonado anos mais tarde. Em 2013 o prédio foi reformado e transformado em Teatro, que levou o nome da atriz juazeirense, Marquise Branca. A artista viajou o Brasil com uma companhia de artes cênicas nas décadas de 1940 e 1950.

Formação de plateia

O Secretário de Cultura, Renato Fernandes, lembra que o Teatro Marquise Branca comemora seus 15 anos de criação cumprindo um papel importantíssimo de formação de plateia, através da apresentação de espetáculos voltados para os públicos de diversas idades, bem como a realização de oficinas de instrumentos musicais para crianças e a reativação do Coral Fênix. “Além disso, o Teatro Marquise Branca realiza ações sociais em parcerias com outras secretarias da Administração Municipal, a exemplo da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), que envolvem projetos sociais em uma área de vulnerabilidade. Agora, a gente cria oportunidades que antes essas crianças não tinham”, destaca Renato Fernandes.

Parceria com o Sated

A Secult Juazeiro do Norte, através do Teatro Marquise Branca, realizou parceria com o Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Ceará (Sated Ceará). A ideia é apoiar as ações da entidade no Município que visam qualificar as atividades profissionais dos artistas que atuam na área cênica.
Como resultado dessa parceria, durante a tarde, foi realizada uma palestra do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Ceará (Sated Ceará), além de uma bancada para a emissão do registro profissional de artistas que atuam nas artes cênicas, popularmente conhecido como DRT.

Fotos: Helio Filho