9 de agosto de 2018
Novos membros do Conselho Municipal de Educação são empossados em Juazeiro do Norte

Foram empossados na tarde desta quarta-feira, 08, os novos membros do Conselho Municipal de Educação de Juazeiro do Norte. Os conselheiros atuarão no próximo biênio, finalizando essa nova gestão em 2020.

A solenidade de posse aconteceu na tarde desta quarta-feira, 09 de agosto, na sala do Centro de Empreendedorismo da Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN) e contou com a presença dos antigos e dos novos conselheiros, além da Secretária de Educação de Juazeiro do Norte, Maria Loureto de Lima.

Esse novo mandato do Conselho Municipal de Educação possui representantes de diretores escolares, profissionais da educação, pais e alunos.

Na oportunidade, Maria Loureto de Lima, lembrou que o momento foi enriquecedor para se pensar sobre os objetivos relacionados à Educação do Município, através de um encontro com pessoas que possuem um real desejo de valorizar a educação juazeirense.

Ela destacou ainda sobre a parceria que há entre o Conselho e a Municipalidade através da forte e responsável defesa dos interesses que tem favorecido o crescimento do setor. “O Conselho é um órgão importante para a Seduc no tocante ao acompanhamento, à fiscalização e regulamentação das ações. Quando chegamos nessa gestão, quem estava à frente era o professor Marcondes Landim e, desde já, havia um relacionamento profissional muito bom. Com a nova presidente, Edna Belém, esse relacionamento se amplia porque agora nós temos um assento destinado a um aluno”, comenta a Secretária, reforçando que o Conselho existe em função do aluno e que é de fundamental importância que haja uma cadeira para que ele participe das discussões.

A nova Presidente do Conselho, Professora Edna Belém destaca que os novos conselheiros empossados estão dispostos a realizar um trabalho muito sério em prol da Educação. Ela destaca que um dos objetivos é aproximar também as escolas da rede particular junto ao conselho.  “As nossas ações estão pautadas, nesse primeiro momento, no reconhecimento da estrutura da rede, na revisão de alguns documentos e pareceres, além do fortalecimento de parcerias já existentes e com todas as pessoas que queiram contribuir”, reforça Edna Belém.

Conselho Municipal de Educação

O Conselho Municipal de Educação funciona como mediador e articulador da relação entre a sociedade e os gestores da Educação municipal com destaque para cinco funções.

Normatizar: elaborar as regras que adaptam para o município as determinações das leis federais e/ou estaduais e que as complementem, quando necessário.

Deliberar: autorizar ou não o funcionamento das escolas públicas municipais e da rede privada de ensino. Legalizar cursos e deliberar sobre o currículo da rede municipal de ensino.

Assessorar: responder aos questionamentos e dúvidas do poder público e da sociedade. As respostas do órgão são consolidadas por meio de pareceres.

Fiscalizar: acompanhar a execução das políticas públicas e monitorar os resultados educacionais do sistema municipal.

Em Juazeiro do Norte, o Conselho Municipal de Educação realiza suas reuniões ordinárias sempre às quartas-feiras, a partir das 14h, no Centro de Empreendedorismo da FJN. As reuniões são registradas em atas, com a utilização também do livro de frequência que, segundo Edna Belém, é um dos instrumentos para que os cidadãos possam acompanhar a atuação dos conselheiros.

Saiba quem são os novos conselheiros clicando aqui.