4 de setembro de 2018
Imprensa
Juazeiro do Norte sedia Maratona Universitário Empreendedor

Com o apoio da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Inovação (Sedeci), foi realizada no município nos dias 31 e 01 de setembro, a Maratona Universitário Empreendedor Sebrae Experience – edição Cariri. A  banca examinadora da competição, contou com a avaliação do secretário da pasta, Michel Araújo, e do diretor de Ciência Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo da Sedeci, Emerson Silva. 
A proposta central do evento foi estimular e fomentar o empreendedorismo e a inovação entre o público jovem estudantil. Participaram da disputa nessa primeira fase 50 estudantes de 10 Instituições de Ensino Superior da região do Cariri (URCA, UFCA, IFCE Campus Juazeiro do Norte, FAP, FJN, UNILEÃO) e Centro Sul (IFCE, UVA, FVS e FIC).  Os projetos de negócio dos participantes foram avaliados segundo critérios como a criatividade e grau de inovação, viabilidade de criação, potencial de mercado e a apresentação oral da equipe. 
Uma das finalistas desta etapa apresentou a proposta de criar uma empresa especializada na coleta de resíduos que conta com um aplicativo para comunicar ao cliente o momento em que a frota se dirige ao local de recolhimento. Uma das grandes vantagens que vejo com a realização deste evento, é que além da aproximação e troca de conhecimento entre os alunos das IES e instituições participantes, os estudantes são desafiados a propor soluções aos problemas reais da sociedade e eles podem projetar estas ideias com mentoria através de especialistas, observa o diretor Emerson Silva. 
De acordo com o secretário da Sedeci, Michel Araújo o apoio à maratona, reflete o compromisso da gestão do Prefeito Arnon Bezerra, com fortalecimento do ecossistema municipal de desenvolvimento econômico e inovação, ao ampliar a visão sobre a nova economia, com foco nos novos negócios, possibilitando aos jovens do município o acesso à novas tecnologias e ideias e a oportunidade de criar como startups, em segmentos diferenciados. Isso dá oportunidade para que tenhamos negócios globais e, com isso, o desenvolvimento se dá tanto no aspecto econômico como tecnológico, afirma.

Campus Day ainda este ano 
Após a primeira edição, os competidores enfrentam mais três fases classificatórias, uma em Quixadá e outras duas na capital do Estado em novembro. A articuladora do Sebrae em Juazeiro do Norte, Tânia Porto,  informa que serão realizados ainda este ano no município, também com apoio da Sedeci, diversos eventos estratégicos no setor de inovação, como a Campus Day, principal evento de internet e tecnologia do país. 
 

Fotos: Reginaldo Zurlo

Galeria de fotos


Tópicos: