11 de setembro de 2018
Projeto Bem-Vindo Romeiro mobiliza lojistas em Juazeiro do Norte

O Município vivencia mais um período de romaria e para melhor acolher os visitantes, a Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Sedeci) desenvolve um trabalho focado na qualificação das atividades de comércio e serviços na cidade.

Com apoio do Projeto Bem-Vindo Romeiro, vários lojistas têm abraçado a ideia de oferecer um atendimento mais direcionado ao público visitante, adotando práticas como a venda de produtos temáticos, e a sinalização dos estabelecimentos inspiradas nas referências de tradição e religiosidade locais, com destaque às figuras do Padre Cícero e da Mãe das Dores e na imagem do próprio romeiro.

A grande maioria da população flutuante que vem aqui anualmente é romeira. Essa economia é efervescente por conta dela, ressalta a diretora de Comércio e Serviços da Sedeci, Josefa Costa. Ela explica que a iniciativa é um reflexo dos treinamentos que estão acontecendo no projeto. As capacitações no setor são contínuas desde 2017. Neste ciclo quatro oficinas estão programadas para acontecer. A próxima será realizada dia 21 de setembro, no auditório do Sebrae, para um público de 40 participantes inscritos.

O objetivo da estratégia é capacitar os comerciantes promovendo o aperfeiçoamento das técnicas de vendas e a adequação de produtos, proporcionando melhor atendimento aos romeiros, turistas e visitantes que vêm a Juazeiro do Norte para comprar.

O gerente comercial da loja KDM, Dorgival Costa, conta que o investimento em mercadorias direcionadas ao público romeiro foi um dos fatores que impulsionou o aumento de 10% nas vendas dos produtos da loja no período. Acredito que quando eles percebem que estamos preparados para recebê-los, temos um fluxo melhor, afirma.

O trabalho foi iniciado há um ano e tem avançado nas estratégias de formação. Foi através da promoção das oficinas e palestras que nasceu a Cartilha de Atendimento Humanizado, o material traz informações sobre técnicas de vendas e de atendimento ao cliente e está disponível pra download no site da Prefeitura, na aba da Sedeci.

Promover iniciativas que valorizem o romeiro e estimulem seu retorno à cidade a cada romaria é uma ação permanente da administração municipal. Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Michel Araújo a ideia é tornar o romeiro um divulgador do município.