17 de setembro de 2018
Memorial Padre Cícero participa da programação da 12ª Primavera de Museus

A Fundação Memorial Padre Cícero realiza nos próximos dias 20 e 21 de setembro, a programação local da 12ª Primavera dos Museus, uma temporada cultural promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), que acontece em todo o Brasil há vários anos.

O evento será mantido mesmo após a tragédia ocorrida recentemente no Museu Nacional (RJ) e a publicação da Medida Provisória 850, de 10/9/2018, que autoriza a extinção do IBRAM e sua substituição pela Agência Brasileira de Museus (ABRAM). Em âmbito nacional, o evento ocorre entre os dias 17 e 23 de setembro.

Nessa edição, com o tema “Celebrando a educação museal”, mais de mil museus de todo o país oferecem ao público cerca de três mil atividades gratuitas, como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes, entre outras.

Em Juazeiro do Norte, a Fundação Memorial Padre Cícero realiza a oficina "Juazeiro por meio de imagens”, que acontece na quinta-feira pela manhã, destinadas a alunos de escolas pública. Já na sexta-feira, 21, haverá a palestra “A Política Nacional de Educação Museal - PNEM, no atual cenário de crise do campo museológico brasileiro”, ministrada pela museóloga Luciana Palmeira, Coordenadora de Acervos Museológicos do Ibram. A programação da sexta-feira é gratuita e aberta ao público geral.

Preservação do patrimônio

A Política Nacional de Educação Museal - PNEM, preconiza que a educação em museus é imprescindível para o fortalecimento do patrimônio cultural brasileiro, pois aumenta os laços afetivos e o sentimento de pertencimento da sociedade por seu território e suas tradições. Conforme a Presidente da Fundação Memorial Padre Cícero, Cristina Holanda, os últimos e marcantes acontecimentos no setor, torna imprescindível a realização da 12ª Primavera dos Museus, para que haja uma reflexão sobre o que há para se celebrar e como devemos orientar os trabalhos nos museus daqui em diante.

“Infelizmente, nesse ano de comemoração dos 200 anos do Museu Nacional, testemunhamos a cruel destruição de grande parte desse equipamento e os desdobramentos do desastre para todo o campo museal, com a publicação da MP 850”, afirma.

Programação da 12ª Primavera dos Museus

Dia 20/9 (quinta), das 9h às 12h, Oficina "Juazeiro por meio de imagens".

Ministrantes: Núcleo educativo da Fundação.

Participantes: estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Cícero. Local: Hall do auditório da Fundação.

Dia 21/9 (sexta), das 9h às 12h, Palestra pública: A Política Nacional de Educação Museal - PNEM, no atual cenário de crise do campo museológico brasileiro.

Ministrante: Luciana Palmeira (Museóloga e Coordenadora de Acervos Museológicos do Ibram).

Participantes:  trabalhadores de museus do Cariri, professores, pesquisadores e quaisquer interessados na educação em museus.

Local: Auditório da Fundação Memorial Padre Cícero.

Evento gratuito. Não é necessária inscrição.