17 de setembro de 2018
Nova iluminação na Rua do Horto agrada moradores e romeiros

Uma das mais tradicionais ruas de Juazeiro do Norte, a Rua do Horto, ganhou nova iluminação de led. No total, 69 luminárias de 250w foram substituídas pelas de feixe branco de 160w, contemplando o percurso desde o Anel Viário até a Colina onde se encontra a estátua do Padre Cícero. A mudança proporcionou mais segurança, visibilidade e economia, principalmente na Romaria de Nossa Senhora das Dores, que se encerrou último sábado, 15.

Com o caminho até a estátua totalmente iluminado, os moradores da tradicional rua se sentiram mais seguros e aproveitaram melhor o período dos festejos religiosos. “Ficou bom demais. Agora a gente pode sentar na calçada sem tanto medo. A gente vê com mais clareza”, afirmou a dona de casa, Iranilda Silva.

Segundo os técnicos da Empresa Cosampa Serviços Elétricos, que presta serviço para a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos, a luz de led é mais econômica, durável, emite luz na cor branca e o seu feixe é direcionado para o chão, o que garante maior uniformidade e menos poluição luminosa.

O projeto Juazeiro Iluminada foi idealizado pelo Secretário de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Luiz Ivan Bezerra. Verificando a necessidade contínua na melhoria do serviço de iluminação pública, o secretário elaborou um plano de ação para melhor efetividade da prestação desse serviço à população de Juazeiro do Norte.

Melhoria na qualidade de iluminação pública

Desde o início da gestão, a Semasp tem buscado melhorarias para a cidade no intuito de trazer mais segurança, modernização, melhor qualificação para as atividades de turismo, comércio, esporte e lazer, espaços com mais luminosidade e, consequentemente, maior segurança e eficácia da proteção policial.

Entre as estratégias da Semasp, qualificar e modernizar da rede de iluminação pública através da substituição gradativa de lâmpadas tradicionais pela de tecnologia LED; desenvolver ações para o incremento do uso do Aplicativo “Cidade Iluminada” e/ou número 0800, modernizando o canal de ligação da população com os órgãos ligados ao setor; atrair a população para o retorno ao convívio social nas praças e espaços públicos, por esses locais se mostrarem com mais segurança.

Fotos: Reginaldo Zurlo