18 de setembro de 2018
Escola Mário da Silva Bem recebe ação itinerante da campanha Setembro Amarelo

Aconteceu na tarde desta terça-feira (18), na Escola Municipal de Ensino Fundamental Mário da Silva Bem, a primeira ação itinerante da Campanha Setembro Amarelo, promovida pela Prefeitura de Juazeiro do Norte.

Alunos, pais e professores participaram das atividades voltadas para a saúde mental, valorização da vida e prevenção do suicídio. A ação foi fruto de parceria entre as Secretarias de Saúde (SESAU), de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEDEST) e de Educação (SEDUC).

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), a equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF), o Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil e o geral (CAPS i e CAPS III), o Programa Saúde na Escola (PSE), o Centro de Referência Sobre Drogas (CRD Cariri), e alunos da faculdade Estácio – FMJ realizaram trabalho de prevenção e autocuidado com as crianças e adolescentes, para que eles saibam identificar os sintomas do adoecimento mental e possam procurar ajuda quando necessário.

Já com os familiares dos alunos, foram desenvolvidas atividades pelos profissionais do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), focando o manejo e a intervenção, e como identificar se o filho ou alguém do convívio familiar necessita de algum atendimento voltado para a saúde mental. Eles também foram orientados sobre quais serviços procurar em cada caso. O objetivo é que os familiares também possam se sentir acolhidos e saibam como incentivar a prevenção do adoecimento mental.

Aos professores foi reservado um momento com a equipe do Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) e do CAPS AD, com orientações em relação ao fluxograma da saúde mental, para que eles possam identificar as necessidades dos alunos e saibam conduzir e encaminhar os casos para os serviços responsáveis, sendo assim um apoio aos familiares. Foi falado também sobre a saúde do trabalhador e qualidade de vida.

De acordo com a diretora da Rede de Saúde Mental, Elizangela de Gouveia, essas ações não acontecerão apenas durante o Setembro Amarelo, mas serão constantes nas escolas do município, promovendo a prevenção e as orientações corretas sobre os cuidados com a saúde mental. Além disso, a diretora ressalta que a integração dos serviços prestados por cada secretaria fortalece a promoção da qualidade de vida da população juazeirense.

Fotos: Reginaldo Zurlo