25 de setembro de 2018
Servidores municipais participam de Encontro de Saúde Mental do Trabalhador

Servidores das Secretarias de Saúde (SESAU), de Educação (SEDUC) e de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEDEST) de Juazeiro do Norte, participaram, na manhã da última terça-feira (25), do Encontro de Saúde Mental do Trabalhador, que aconteceu no Memorial Padre Cícero.

O evento fez parte da programação da Campanha Setembro Amarelo, promovida pela Prefeitura Municipal, por meio da Rede de Saúde Mental da SESAU, em parceria com o CEREST, e contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Social e Trabalho, Sandoval Barreto, da secretária de Educação, Maria Loureto Lima, da secretária Executiva de Saúde, Glauciane Torres, e do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Carlos Elias.

De acordo com a diretora da Rede de Saúde Mental, Elizangela de Gouveia, o Encontro teve como objetivo promover os cuidados em relação à saúde mental dos trabalhadores, bem como valorizar o trabalho realizado por estes profissionais. “Além de olhar para a criança e o adolescente, o idoso, os familiares, a gente também tem que olhar para a saúde mental do nosso trabalhador, para que eles possam estar bem consigo mesmo e possam trabalhar melhor, dar mais qualidade de atendimento à população”, afirmou.

Durante o Encontro, alunos do Programa Novo Mais Educação, da Escola Municipal Vereador Francisco Barbosa, encenaram um número artístico, cujo título é “Preciso me Encontrar: sim à vida, não ao suicídio”.

A programação contou com as palestras “Saúde Mental e Qualidade de vida do trabalhador”, ministrada pela psicóloga e professora do Centro Universitário Unileão, Thércia Lucena, e “Sofrimento psíquico no trabalho e suicídio”, ministrada pela psicóloga do Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), Fernanda Cândido.

Os servidores participaram ainda de diversas atividades, como massoterapia, reike, theta healing, auriculoterapia, yoga, acupuntura auricular, revitalização e higienização de pele. Estas atividades tiveram o apoio do SENAC, CEINAT, Espaço Luz do Yoga e terapeutas.

Fotos: Reginaldo Zurlo