26 de setembro de 2018
Imprensa
Núcleo de Endemias realiza trabalho de combate ao escorpião

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio do Núcleo de Controle de Endemias, da Secretaria de Saúde, está realizando trabalho de combate ao escorpião, com base nas notificações que chegam ao setor, visando reduzir os acidentes causados pelo animal.

A orientação para a população é que, caso apareça escorpião em alguma residência ou chegue a acontecer acidente provocado por sua picada, deve-se procurar o Núcleo de Controle de Endemias para que os agentes de endemias possam dar início à busca ativa e manejo ambiental.

Os agentes são capacitados para realização dessa busca ativa, que consiste em localizar o criadouro do escorpião e capturá-lo da maneira correta. Assoalhos, ralos, frestas, caixas de energia, caixas de gordura, são possíveis criadouros. Caso não seja localizado o criadouro na residência onde houve o acidente, também deverá ser realizada a busca nas casas vizinhas.

A coordenadora do Núcleo de Controle de Endemias, Mascleide Feitosa, orienta a população a não fazer uso de inseticida, pois isso não irá matar o escorpião e fará apenas com que ele se desloque. Outra orientação é eliminar possíveis locais onde ele pode se abrigar. “Temos que ter cuidado também em não deixar restos de alimentos, não deixar lixo, não deixar matéria orgânica acumulada, porque onde tem barata, provavelmente vai ter escorpião”, completa.

Entulhos com galhos e madeiras descartados inadequadamente no quintal ou em terrenos baldios também podem ser propícios ao aparecimento de escorpiões. “Estamos catalogando todas as madeireiras do Município porque a gente vai fazer um trabalho focal dentro dessas madeireiras também”, afirma Mascleide.

O Núcleo de Controle de Endemias funciona no Hospital Estephânia Rocha Lima, de segunda a sexta-feira, em horário comercial.


Tópicos: