26 de setembro de 2018
Passeata em comemoração ao Dia do Surdo reúne mais de 650 pessoas

Com apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Central Interpretação de Libras (CIL), acontece em Juazeiro do Norte a X Semana Comemorativa ao Dia do Surdo. A abertura contou com pronunciamento na Câmara Municipal na terça-feira, 25, e passeata pelas ruas de Juazeiro do Norte com público aproximado de 650 pessoas, segundo organizadores, nesta quarta-feira.

A passeata encerrou no Memorial Padre Cícero, com o I Encontro Dialogando com a Comunidade Surda, ministrado por importantes representações da comunidade na região do Cariri, como o coordenador do curso de Letras /Libras da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Mardônio Aguiar. Junto às palestras, foi realizada tradução simultânea da Língua Brasileira de Sinais (Libras), através de mediação de intérpretes.

Juazeiro do Norte tem avançado na redução das barreiras de comunicação enfrentadas diariamente pela comunidade surda da região do Cariri. “Ficamos muito felizes em trabalhar com a causa do surdo. Temos linhas estratégicas de trabalho com a inclusão desse público”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Social e Trabalho, Sandoval Barreto, que compôs a mesa de abertura.

Tendo o compromisso com a política igualitária e de direitos, a Sedest desenvolve relevantes ações no sentido de diminuir as barreiras de comunicação enfrentadas cotidianamente por pessoas surdas, principalmente nas esferas públicas, como o treinamento de servidores e mediação na comunicação entre pessoas com deficiência auditiva, surdos e surdocegos no atendimento de qualquer serviço público, através da Central de Interpretação de Libras (CIL).

Fotos: Reginaldo Zurlo