26 de setembro de 2018
Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Juazeiro do Norte completa 1 ano

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM), sancionado pela atual gestão municipal, de completa 1 ano de instalação em Juazeiro do Norte no mês de setembro. O serviço é quem emite o selo de qualidade para as empresas e empreendedores, que atendam todas as exigências da legislação vigente, com a implantação de rigoroso controle de higiene em todo processo e produção.

O SIM é um instrumento de controle de qualidade dos produtos de origem animal, com monitoramento e inspeção, observando aspectos desde a sanidade do rebanho, o local e a higiene da industrialização, manipulação, certificando com selo de garantia todo produto de origem animal.

O SIM incentiva os pequenos empreendedores a saírem da informalidade, inserindo o agricultor da base familiar em um mercado atrativo com a certeza de bons negócios nos empreendimentos agroindustriais, além de garantir aos consumidores alimentos com a qualidade e segurança.

Diversas empresas e agricultores familiares já foram certificados. Durante o primeiro ano, foram realizadas algumas visitas aos mercados públicos de Juazeiro do Norte e os permissionários já procuram a Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seagri) para se adequarem ao que pede a lei e emitirem o SIM.

Apesar do pouco tempo, o SIM de Juazeiro do Norte é referência em todo o Estado do Ceará. A cidade já sediou formações sobre a criação do serviço e se tornou referência para as que não possuem o serviço.