9 de outubro de 2018
Imprensa
SEDUC esclarece sobre coleção 'Cultura de Paz'

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Educação (Seduc),vem mais uma vez a público esclarecer, tendo em vista informações equivocadas que estão sendo disseminadas nas redes sociais, incluindo Facebook e WhatsApp, que o material didático utilizado nas escolas da rede municipal de ensino, exposto como sendo supostamente “cartilha de ideologia de gênero”, trata-se de uma coleção de livros adotada, após uma rigorosa avaliação da equipe pedagógica da Seduc.

O material intitulado “Cultura de Paz” tem como foco principal o respeito à diversidade em diversos pontos como religião, raça e sexualidade e o predominante combate ao preconceito.

A discussão sobre diversidade tratada no material “Cultura de Paz” é baseada na Constituição Federal, onde diz que se deve haver respeito e igualdade para todos. A Constituição serve ainda de referência para a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) que fala sobre solidariedade e respeito ao ser humano.

Além disso, a Construção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que orienta as ações pedagógicas e educacionais em todo o País, traz de forma determinante o estudo e análise da diversidade.

Enquanto educadores, posicionamos à luz da lei que trata sobre o respeito e a igualdade. Não pretendemos ferir uma lei municipal.

Para se tratar de forma adequada sobre o tema, Diretores Administrativos, Coordenadores Pedagógicos e Professores da rede municipal de ensino estão passando por constantes formações, inclusive, juntamente com os pais e responsáveis pelos alunos, assim como acontece com as demais disciplinas que fazem parte da grade.

O material didático “Cultura de Paz” já se encontra sendo analisado pelo Ministério Público e seu parecer será acatado pela Secretaria de Educação.


Tópicos: