14 de outubro de 2018
Banda Municipal Padre Cícero é contemplada com novos instrumentos

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por intermédio da Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte (Secult), aprovou a Banda de Música Municipal Padre Cícero no Edital “Toda Banda de Música é uma Escola”, da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará. O resultado saiu nesta quarta-feira, 10, em caráter preliminar.

O “Toda Banda de Música é uma Escola”  se propõe a ser um canal de formação, difusão e fruição da música instrumental e tem por objetivo apoiar, promover e fortalecer o Sistema Estadual de Bandas de Música do Ceará e faz parte da política de ampliação e requalificação da infraestrutura cultural no interior Estado e, ao mesmo tempo, atende a uma das principais demandas levantadas por regentes, instrumentistas, gestores públicos, professores, estudantes e demais agentes e instituições que compõem a rede de bandas de música do Ceará.

A banda Municipal Padre Cícero atendeu aos requisitos do Edital, ficando classificada em 19º lugar, dentre 40 vagas disponíveis. Ela será premiada com kit composto por 46 itens (instrumentos musicais e materiais) que serão utilizados para a realização de oficinas e formações musicais contínuas para crianças e jovens alunos da Escola Municipal Pelúsio Correia de Macedo.

Em contrapartida ao prêmio, a Secult fica responsável por zelar e manter os instrumentos, gerando tombo patrimonial e destinando local adequado para guardá-los, além de disponibilizar local para os ensaios. Os ministrantes dos cursos serão músicos da Banda Municipal Padre Cícero.

Esses jovens alunos estudarão música voltada para os instrumentos que fazem parte do kit. A ideia é oferecer um aprendizado artístico musical para os estudantes, visando a formação de uma geração futura de músicos que um dia podem fazer parte da banda de música municipal Padre Cícero ou de outras da região, bem como dar a opção para que os jovens deem prosseguimento a carreira artística.

Relação dos instrumentos do Kit

20 (vinte) Flautas germânicas