17 de outubro de 2018
Seduc e Conselho tutelar avaliam ações da Educação

A Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte (Seduc) esteve reunida com os membros dos Conselhos Tutelares 1 e 2. A reunião aconteceu na Sede 1 da Seduc, nesta segunda-feira, 16.

O objetivo da reunião foi apresentar um balanço das ações da Educação nos últimos meses, além de abordar temas que estão sendo discutidos e trabalhados para serem executados.

Para a Secretária de Educação, Maria Loureto de Lima, a relação com os Conselhos Municipais são de fundamental importância para o bom andamento das ações da pasta, para que sejam vistas de forma transparente pela população. “Eu tenho sempre o cuidado para que os Conselhos tenham interesses pelos assuntos da Educação. Eles fazem parte de um trabalho de acompanhamento de nossas ações. É uma parceria em prol da melhoria da Administração”, comentou Maria Loureto.

Na oportunidade, a Secretária esclareceu sobre o posicionamento da Pasta a respeito da adoção e utilização do Material Cultura de Paz na rede municipal de ensino após as recomendações do Ministério Público Estadual.

Outro assunto importante, foi o que se refere à Educação Especial. Maria Loureto destacou que o Município vem apresentando uma demanda muito grande de alunos com deficiência e que é dever do Município acolhê-los da melhor forma possível, mas que a Seduc tem encontrado dificuldades para atender a essa demanda, devido a falta de profissionais qualificados.

Para sanar esse problema, a Secretaria tem buscado parcerias com outras instituições, no sentido de promover cursos e qualificações para cuidadores e intérpretes de Libras. Uma dessas parcerias é com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que segundo a Secretária Maria Loureto, ofertará um curso de Interpretes de Libras com duração de 1400 horas.

A Secretária lembrou ainda que a rede municipal possui 150 cuidadores e intérpretes atuando e que eles vêm passando por várias formações desde o ano passado.

Fotos: Hélio Filho