21 de outubro de 2018
Imprensa
Seduc realiza entrega do prêmio Peteca

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Educação, realizou a entrega do Prêmio Peteca, na última quinta-feira. Foram contemplados alunos de escolas do ensino fundamental da rede municipal de ensino que se destacaram através de seis expressões artísticas (música, teatro, conto, poesia, audiovisual em curta-metragem e desenho, com trabalhos voltados para o combate a exploração do trabalho infantil. O prêmio remete à vigência do programa durante o ano de 2017 e recebeu a inscrição de alunos de 33 escolas.

A Coordenadora do Peteca na Seduc Juazeiro do Norte, Fátima Teixeira, explica que este Prêmio tem o objetivo de fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil, reconhecer e divulgar os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos alunos.

“A participação e o compromisso de todos os envolvidos nesse certame cultural e artístico validam como integrantes de uma luta social de grande cunho educacional. Ao garantir os direitos da criança e do adolescente, a educação, como preconiza a Constituição Federal Brasileira e o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, está  corroborando à uma vida digna e cidadã do alunado”, destaca FátimaTeixeira.

Para a Secretaria de Educação, Maria Loureto de Lima, o Peteca é uma forma de combater o trabalho infantil que, muitas vezes, retira o aluno da escola ou o impede de fazer suas tarefas escolares. “Nós temos uma equipe bem montada, com a coordenação da Professora Fátima Teixeira, contamos com o apoio do Ministério Público e Prefeito Arnon Bezerra. Hoje nós recebemos muitas famílias que nos agradecem pelo envolvimento das crianças e jovens nas palestras e nas atividades de contraturno que o Peteca realiza nas escolas”, destaca a Secretária.

Melhor rendimento

Além de realizar palestras sobre a importância da erradicação da exploração do trabalho infantil nas escolas, o Peteca desenvolve também diversas atividades culturais e artísticas, oferecendo aulas de música e teatro.

“O aluno que tem jornada integral ele possui uma rentabilidade bem maior”, explica a Secretária de Educação. Tanto na aprendizagem tradicional da língua portuguesa e matemática, entre outras disciplinas, bem como na formação de caráter”, destaca Maria Loureto.

Confira relação do prêmio Peteca vigência 2017

Conto

1º lugar: A Menina Sonhadora (Joyce Mota Saraiva, Kauã  Marinho Dias)

EEF Mozart  Cardoso Alencar

2º lugar: Melissa (Anny Karolinny da S. Santos, Jeferson Oliveira Lima, Maria  Gabriela Calisto Diniz)

EEF Jose Ferreira de Menezes

3º lugar: A Forma Para Erradicar o Trabalho Infantil (Milena Hellen da Silva Alves)

EEF João Alencar de Figueiredo

 Poesia

1º lugar: A Conquista (Saarah Kalyne Gadelha Gonçalves)

EEF Jose Marrocos

2º lugar: Criança Tem Que Estudar e Não Trabalhar (Jose Arnaldo Pereira Silva Filho,João Gregório Ribeiro Neto,,Dantoncristh Celestino da Silva)

EEF Dr. Edward Teixeira Ferrer

3º lugar: Trabalho Infantil (Camila Pereira)

EEF João Alencar de Figueiredo

Desenho

1º lugar: Chega de Trabalho Infantil (João Victor Correia Bezerra)

EEF Dr. Leão  Sampaio Sampaio       

2º lugar: Trabalho Infantil (Jose Pedro Kauê Macêdo)

EEF Felipe Neri          

3º lugar: Não ao Trabalho Infantil (Hadassa  Rodrigues de Freitas D´Angelo)

EEF Carolina Sobreira

Música

1º lugar: Educação é a Solução (Luana ketlem da Silva, Rafael Silva Caciano,Ana Caroline da Silva Souza,Cicero Gabriel Liro Silva)

EEF Líder Comunitário Antonio Miguel de Sousa

2º lugar: Contra o Trabalho Infantil (Ruan Diego e Thalyson)

EEF Maria do Socorro Cardoso         

3º lugar: Errado a Criança Trabalhar (Emanuella Fernandes de Lima)

EEF Dona Odorina Castelo Branco

Esquete Teatral         

1º lugar: Além do Batedor (Sâmilla Yasmim de S. Mendonça)

EEF Pelusio Correia de Macêdo

2º lugar: Guris Gente Unida Previne Infância Sofrida (Ana karolyny da Silva , Paulo Cesar Targino Silva, Francierle Pereira, Lívia Havine)

EEF Professora Doralice de Figueiredo        

3º lugar: O Bom é Ser Criança (Bianca Parente Bezerra, Maria Eduarda Santos Alves,Willyane de Araújo Matos, Emanuel Jeferson Cardoso Lopes, Paulo Augusto Vieira Pinheiro)

EEF Jose Geraldo da Cruz      

Curta-metragem

1º lugar: Nunca Deixe de Ser Criança (Herbert Sobreira Dantas, Thiago Henrique Campos de Sousa, Marcos Daniel Nogueira Bezerra, Daniel de Carvalho Vasconcelos)

EEF Dr. Edward Teixeira Ferrer        

2º lugar: Trabalho não é Brinquedo (Francinildo Souza da Silva Filho, Jamile Bezerra, Francisca Sabrina Sousa Honorato, Luiz Henrique Honorato Fernandes)

EEF Líder Comunitário Antonio Miguel de Sousa

3º lugar: A Pequena História de Chico (Josiely Gomes da Silva, Edilson Vidal, Ana Luiza, Cecilia Gabriela, Maria Luana)

EEF Zila Belém

 
Fotos: Hélio Filho

Galeria de fotos


Tópicos: