21 de outubro de 2018
Seduc realiza entrega do prêmio Peteca

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Educação, realizou a entrega do Prêmio Peteca, na última quinta-feira. Foram contemplados alunos de escolas do ensino fundamental da rede municipal de ensino que se destacaram através de seis expressões artísticas (música, teatro, conto, poesia, audiovisual em curta-metragem e desenho, com trabalhos voltados para o combate a exploração do trabalho infantil. O prêmio remete à vigência do programa durante o ano de 2017 e recebeu a inscrição de alunos de 33 escolas.

A Coordenadora do Peteca na Seduc Juazeiro do Norte, Fátima Teixeira, explica que este Prêmio tem o objetivo de fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil, reconhecer e divulgar os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos alunos.

“A participação e o compromisso de todos os envolvidos nesse certame cultural e artístico validam como integrantes de uma luta social de grande cunho educacional. Ao garantir os direitos da criança e do adolescente, a educação, como preconiza a Constituição Federal Brasileira e o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, está  corroborando à uma vida digna e cidadã do alunado”, destaca FátimaTeixeira.

Para a Secretaria de Educação, Maria Loureto de Lima, o Peteca é uma forma de combater o trabalho infantil que, muitas vezes, retira o aluno da escola ou o impede de fazer suas tarefas escolares. “Nós temos uma equipe bem montada, com a coordenação da Professora Fátima Teixeira, contamos com o apoio do Ministério Público e Prefeito Arnon Bezerra. Hoje nós recebemos muitas famílias que nos agradecem pelo envolvimento das crianças e jovens nas palestras e nas atividades de contraturno que o Peteca realiza nas escolas”, destaca a Secretária.

Melhor rendimento

Além de realizar palestras sobre a importância da erradicação da exploração do trabalho infantil nas escolas, o Peteca desenvolve também diversas atividades culturais e artísticas, oferecendo aulas de música e teatro.

“O aluno que tem jornada integral ele possui uma rentabilidade bem maior”, explica a Secretária de Educação. Tanto na aprendizagem tradicional da língua portuguesa e matemática, entre outras disciplinas, bem como na formação de caráter”, destaca Maria Loureto.

Confira relação do prêmio Peteca vigência 2017

Conto

1º lugar: A Menina Sonhadora (Joyce Mota Saraiva, Kauã  Marinho Dias)

EEF Mozart  Cardoso Alencar