22 de outubro de 2018
Imprensa
Juazeiro do Norte realiza orientação sobre Implantação do eSocial para órgãos públicos

Evento é destinado a entidades de Regime Próprio de Previdência Social de todo o Estado

Iniciou na manhã desta segunda-feira, 22, no Centro Cultural Banco do Nordeste, o curso que orienta sobre a Implantação do eSocial para órgãos públicos. A realização é da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, através do Fundo Municipal de Previdência Social dos Servidores de Juazeiro do Norte (Previjuno).

O evento foi aberto pela Gestora do Previjuno, Graça Alves. Para ela, o momento é um marco. “Um evento dessa natureza é muito importante para nós gestores de RPPS. Sabemos das dificuldades que enfrentamos nessa caminhada”, disse. O evento é de caráter estadual e contou com a presença do presidente da Associação Cearense dos RPPS dos Estados e Municípios (ACEPREM), José Itamar de Oliveira.

Foram realizadas palestras com os especialistas Laura Schwerz e Thomas Gomes Costa, ambos da Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda. Para Laura, o propósito do eSocial é ser um divisor de águas. “Ele vem para simplificar a vida dos RPPS, com relação as informações previdenciárias e fiscais”, disse.

Nesta terça-feira, 23, o tema será Workshop de atuária, investimentos e sistema de gestão para RPPS. Acontecerá das 13h30 às 17h. O evento contará com palestra de Túlio Pinheiro, sobre alteração da portaria 403/2008. Haverá também a fala de Victor Leitão sobre os reflexos das eleições, no Cenário Econômico Nacional. Para finalizar, Paulo Celedônio abordará o Censo Previdenciário.

A implantação do eSocial é uma obrigatoriedade e o Ministério da Fazenda está capacitando os entes. O eSocial é um projeto conjunto do governo federal que integra Ministério do Trabalho, Caixa Econômica, Secretaria de Previdência, INSS e Receita Federal.

Fotos: Anderson Duarte
 

Galeria de fotos


Tópicos: