22 de outubro de 2018
Secult Juazeiro do Norte e UFCA promovem Oficina de Preservação e Conservação de Livros e Documentos

A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte, por intermédio da Biblioteca Pública Municipal Dr. Possidônio da Silva Bem, e a Fundação Memorial Padre Cícero realizam nos dias 22 e 23 de outubro, a Oficina de Preservação e Conservação de Livros e Documentos. O curso será realizado em parceria com o Laboratório de Ciência da Informação, do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará (UFCA).

Será ministrado pela Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Juccia Nathielle do Nascimento Oliveira, Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará - Campus Cariri, e Bibliotecária da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Serão trabalhadas quatro técnicas utilizadas para a conservação e recuperação de livros, como as técnicas de congelamento, acondicionamento, de higienização e encadernação de materiais, além de noções de preservação e conservação de acervos bibliográficos e outros artefatos como quadros e fotografias.

O curso é voltado para funcionários de instituições que trabalham com acervos documentais e informações especializadas que tratam a memória e histórias dos lugares. Participarão funcionários da Biblioteca Pública Municipal, da Biblioteca da Fundação Memorial Padre Cícero e alunos do curso de Biblioteconomia da UFCA.

As aulas acontecerão no Memorial Padre Cícero na segunda-feira, dia 22, e na UFCA, na terça-feira, dia 23.

Fotos: Helio Filho