25 de outubro de 2018
Imprensa
Ciclo de Reis edição 2018 deve mobilizar pelo menos 3 mil pessoas

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Cultura, realizará mais uma edição do Projeto Ciclo de Reis. A edição 2018 do evento será realizada entre os dias 21 de dezembro de 2018 e 06 de janeiro de 2019.

De acordo com a Coordenadora do projeto Ciclo de Reis, Maria Gomide, para este ano estão previstas a participação de 45 grupos da tradição popular entre reisados, lapinhas, guerreiro, maneiro pau, banda cabaçal, coco, mamulengo e bacamarteiros. O objetivo é contemplar todos os grupos de cultura popular de Juazeiro do Norte, além de mobilizar intercâmbios e oficinas para as pessoas que queiram conviver com os mestres da tradição, beneficiando diretamente cerca de 3 mil pessoas entre artistas, brincantes e trabalhadores da cultura. “O Ciclo de Reis se consolida como uma ação de destaque da Secult Juazeiro do Norte, bem como no cenário cearense. Queremos que este ano seja maior que em 2017, pois as comunidades já estão aguardando a realização do evento”, ressalta Maria Gomide.

O Secretário de Cultura, Renato Fernandes, afirma que o Ciclo de Reis é um projeto tem o objetivo descentralizar as ações festivas em torno do período Natalino e das festas de Reis que acontecem tradicionalmente na cidade. “A cultura de Juazeiro do Norte se multiplica nesse período quando vemos crianças, adolescentes e adultos envolvidos com a tradição. É um grande patrimônio desse Município e de toda a Região do Cariri”, comenta o Secretário.

A Secult lançou edital público para a seleção de Organização da Sociedade Civil que dará apoio a realização do projeto Ciclo de Reis edição 2018. Ao todo, a Prefeitura de Juazeiro do Norte investirá neste ano mais de R$ 190 mil que serão utilizados para a organização dos terreiros, onde acontecerão as festas.

O edital 0004/2018 – SECULT/PMJ está disponível para leitura no site www.juazeiro.ce.gov.br


Fotos: Samuel Macedo


Tópicos: