25 de outubro de 2018
Sedeci promove encontro de aproximação entre Empresas e Academia

O I Encontro de Integração Empresa e Academia, realizado nesta quarta-feira, 24, reuniu representantes de Instituições de Ensino Superior, Indústria, Comércio e Serviços em um momento de diálogo com Estudantes e o Poder Público Municipal de Juazeiro do Norte. O objetivo foi aproximar a academia do mercado, impulsionando o diálogo sobre a importância da profissionalização da mão-de-obra, para o fortalecimento da economia, bem como a inserção dos estudantes no mercado de trabalho.
A ação aconteceu de forma conjunta, entre a Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Sedeci), em parceria com Instituições de Ensino Superior (IES), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), através do SENAI. Para o Secretário da Sedeci, Michel Araújo, as parcerias entre a Administração Municipal e demais instituições tem sido fundamentais na realização de eventos como estes, que fortalecem todo o Município.
O Professor de Climatologia do Instituto Federal do Ceará (IFCE), Paulo Sérgio, parabeniza a iniciativa. ´´Essa aproximação entre a academia e as empresas mediadas pelo poder público como a Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte é de fundamental importância, uma vez que a academia desenvolve muitas atividades que dizem respeito à formação do profissional que vai atuar nestas empresas”, afirma.
Stands
De acordo com o Diretor de Indústria da Sedeci, Piedley Macedo, o evento conseguiu atingir seus objetivos, aproximando empresários e academia, através de uma programação diversa que contou com palestras sobre o profissional 4.0, Lei de Estágio e Ecossistema de Inovação do Município, apresentação dos serviços das instituições de ensino superior e visita aos stands de diferentes cursos.
O Estudante de Engenharia de Produção  da Universidade Regional do Cariri (URCA) Lucas Bernardo Nobre, esteve com stand, apresentando o trabalho realizado pela empresa junior do curso de Engenharia de Produção . “Nesse stand estamos mostrando uma empresa junior de engenharia de produção que trabalha consultoria para outras empresas, de acordo com as necessidades, explica o jovem, que vê no evento uma forma de promoção dos profissionais acadêmicos.

Fotos: Márcio Silvestre