25 de outubro de 2018
Valores Humanos na Educação Infantil é tema de formação para professores da rede pública

A Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte deu início nesta segunda-feira, 22, a formação sobre o material complementar “Valores Humanos na Educação Infantil”, em parceria com o Instituo Myra Eliane e o Instituo Sathya Sai.

Com duração de 40 horas, o curso é voltado para coordenadores pedagógicos, professores da educação infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental que atuam em 10 escolas da rede municipal de ensino. As aulas acontecem no auditório do Instituto Juazeiro de Educação Superior (IJES), entre os dias 22 e 26 de outubro, nos dois turnos (manhã e tarde). Todos os participantes receberão certificados.

De acordo com a Secretária de Educação, Maria Loureto de Lima, essa capacitação atende a parâmetros que constam nas legislações que regem a educação em âmbito nacional. “A educação entende que neste ano precisamos dar um ressalto maior às competências que devem ser dadas na educação infantil”, disse a Secretária, ao lembrar que as ações da Seduc são pautadas por leis determinadas pela Constituição Brasileira e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

Para Vice-Presidente do Instituto Myra Eliane, Valéria Sales, quando uma Gestão Municipal trabalha valores humanos já na educação infantil, demonstra que ela tem uma visão diferente de que é preciso mudar. “A criança precisa aprender também o respeito ao outro e o amor e na formação de caráter se envolve o professor e a família”, destaca Valéria Alves. Ela comenta que o instituto já vem trabalhando os valores humanos em 10 municípios no Estado do Ceará, trabalhando transformação já a partir da infância. “Acredito que para transformarmos o mundo que está aí é preciso realizar esse trabalho de base e os municípios que estão conosco também apostam nisso. É muito importante para uma gestão ter esse trabalho”.

Ações da Seduc são respaldadas pela Lei

A Secretária Maria Loureto de Lima reforça que as ações da Seduc são realizadas em conformidade com as leis que regem o país e a educação.

Ela explica que a observação e a obediência às legislações traz segurança para que as práticas administrativas e pedagógicas sejam mais convincentes.

“Nossa educação é muito bem frisada em vários artigos da Constituição e da LDB, como também nos parâmetros curriculares nacionais. Hoje nós estamos vivenciando um momento de construção da Base Curricular Nacional (BNCC). A Seduc e todas as Secretarias de Educação atuam dentro de um contexto de obediência às leis do país”, destaca Maria Loureto de Lima

Para se adequar o que preconizam as leis à realizada local, a Seduc trabalha a partir de diagnósticos feitos em todos os níveis educacionais. Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino de Jovens e Adultos e a Educação Especial. “Sempre reunimos os técnicos e diretores e a partir da legislação fazemos orientações apoiadas por acompanhamento frequente nas escolas, com processos de reavaliação e replanejamento”, finaliza a Secretária de Educação.