31 de outubro de 2018
Campanha Outubro Rosa encerrada com ação na Praça da Prefeitura

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), realizou nesta quarta-feira (31), o Dia “D” do Outubro Rosa, com uma ação na Praça da Prefeitura, que marcou o encerramento da Campanha.

A secretária executiva de Saúde, Glauciane Torres, agradeceu a todos os profissionais da SESAU pela realização da Campanha Outubro Rosa e ressaltou a importância de haver o mesmo engajamento para a realização do Novembro Azul. Vereadores estiveram presentes na ação, que foi iniciada com apresentação da Banda de Música Municipal Padre Cícero.

Diversos serviços foram ofertados à população. Equipes do NASF realizaram avaliação e orientação nutricional, e aula de zumba. Foram feitos atendimentos em saúde bucal na unidade móvel odontológica. A Atenção Primária disponibilizou grupo de orientações sobre métodos contraceptivos e prevenção do câncer de mama e de colo uterino.

O CEREST participou com orientações em saúde do trabalhador. A Rede de Saúde Mental, através dos CAPS’s, esteve presente com os usuários dos serviços. Foram disponibilizadas escuta e orientações necessárias sobre encaminhamento com a psicóloga, além de atividades físicas. A equipe do CRAS Frei Damião realizou atividades de entretenimento, como pintura facial.

Outubro Rosa 2018

“Com relação à realização do Outubro Rosa nossa avaliação é extremamente positiva. Houve uma mobilização de todos os profissionais e setores da Secretaria de Saúde nas ações de conscientização a mulher quanto à importância do autoexame na prevenção do câncer de mama e de colo uterino”, afirmou a coordenadora da Atenção Primária, Jaqueliny Guimarães.

A coordenadora ressalta que houve um aumento da procura das mulheres para realização do Papanicolau, que é o exame de rastreamento do câncer de colo uterino. “Duplicou a demanda comparando com o ano passado e também foi ampliado para mais turnos a oferta do exame ginecológico”, completou.

Foram 2.152 prevenções realizadas; 4.197 mulheres beneficiadas com ações educativas; 2.164 planejamento familiar; 1.929 mamografias; 2.763 USG obstétrica; 1.929 consultas com ginecologista e 707 consultas com mastologista.

Fotos: Helio Filho