3 de novembro de 2018
Prefeitura Municipal fortalece ações integradas das secretarias na Romaria de Finados

Um trabalho integrado e fortalecido da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, foi realizado durante a maior manifestação religiosa da cidade, a Romaria de Finados, envolvendo praticamente todas as secretarias. Por determinação do Prefeito, Arnon Bezerra, foram desenvolvidas diversas ações de apoio, proporcionando mais segurança e um melhor receptivo para cerca de meio milhão de romeiros, que passaram no Município, de 29 de outubro a 2 de novembro.

Com um trabalho em conjunto entre as Secretarias de Turismo e Romaria, Desenvolvimento Social e Trabalho, Educação, Saúde, Cultura, Segurança Pública e Cidadania, Meio Ambiente e Serviços Públicos e Agricultura, e aos demais representantes de instituições religiosas e civis, o Município recebeu o público romeiro de forma hospitaleira e organizada.

O encerramento da Romaria de Finados aconteceu com show do cantor de Juazeiro do Norte, Fábio Carneirinho, que cantou para uma multidão no largo da Basílica.

Às 6 horas, deste dia 2 de novembro, aconteceu a tradicional missa do Dia de Finados, no Socorro, que contou com a presença do Vice-Prefeito Giovanni Sampaio, que na ocasião, esteve representando o Prefeito Arnon Bezerra. Ele agradeceu a visita dos romeiros a cidade, desejando que todos retornassem bem as suas cidades de origem, e pudessem voltar para as próximas romarias e ainda depositou flores no túmulo do Padre Cícero, na Capela do Socorro. “Juazeiro do Norte sempre estará de braços abertos para receber a todos”, ressaltou.

Organização

O secretário de Turismo e Romaria de Juazeiro do Norte, Júnior Feitosa, destacou a organização deste ano, diante da maior romaria que a cidade realiza. Normalmente, segundo ele, há uma descentralização dos romeiros, que se dirigem também para os bairros. “Este ano, pudemos perceber que muitas pessoas também se concentraram em maior volume, não apenas nos franciscanos, mas no entorno da Basílica, em função da revitalização do espaço da Praça Padre Cícero”, constata.

Show pirotécnico

Na última quinta-feira, 1º, a Estátua do Padre Cícero completou 49 anos de sua construção. Em comemoração à data, a Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, através da Setur, organizou um festejo com show pirotécnico, no Horto. A Secretaria de Turismo e Romaria, esteve de forma contínua nas ruas, durante a Romaria, com equipes dando assistência e orientando os romeiros.

Segurança

A segurança foi fortalecida com equipe da Guarda Civil Municipal realizando patrulhamento pela cidade, com as viaturas e motocicletas da instituição. A Unidade Móvel da GCM também esteve instalada como ponto de apoio para os agentes de segurança, na Praça Padre Cícero. Foram mais de 80 agentes da guarda durante os dias de realização da romaria. O Demutran esteve com equipes nas ruas, possibilitando maior organização no trânsito, nos últimos dias, desafogando as áreas de maior fluxo, principalmente no Centro.

Saúde

Os atendimentos na área da saúde foram realizados em áreas de maior visitação e concentração de visitantes. No posto da Basílica, foram 1.358 atendimentos até ontem, no Horto, 200, no Santuário dos Franciscanos, no Salesiano, 174 atendimentos, e no Socorro 460, totalizando 2.272 pessoas atendidas com os serviços de saúde, disponibilizados por meio da Secretaria, até o dia de ontem. No ponto de apoio da Matriz uma equipe médica continuou de plantão desde o dia 29.

Meio ambiente

Os serviços de iluminação, limpeza, ordenamento das barradas, foram monitorados pela Secretaria de Meio Ambiente e Serviços públicos (Semasp), que mobilizou equipes de trabalho em plantões que totalizam as 24 horas, para atuar na Romaria de Finados com fiscalização e limpeza. Além de organizar o comércio formal e informal dos pontos com maior fluxo de romeiros em Juazeiro do Norte.
A Semasp encaminhou 55 servidores para acompanhar o trabalho de fiscalização e ordenamento do comércio, que teve início no dia 25 de outubro com a distribuição dos pontos, cadastramento e levantamento dos comerciantes procedentes de outras cidades com destaque para Caruaru, Canindé e Salvador que se deslocam em grandes caravanas para uma das maiores manifestações religiosas de Juazeiro do Norte.

A Semasp tem buscado otimizar os serviços nessa área e desenvolveu ações como o cadastro de ambulantes, emissão do Documento de Arrecadação Municipal – DAM, Mapeamento do entorno da igreja dos Franciscanos, ordenamento das ruas e logradouros públicos nos entornos das Igrejas dos Franciscanos e Matriz; Fiscalização da situação de cada ambulante situado na cidade, com equipes de trabalhos distribuídas nos locais de distribuição do comércio informal. Desde o último dia 16, que os agentes estiveram nas ruas organizando as áreas.

Durante o Dia de Finados, o cemitérios públicos da cidade também receberam cuidados especiais, de limpeza, iluminação e organização para a tradicional visita aos locais, com maior registro no túmulo do Padre Cícero, na Capela do Socorro.

Fotos: Hélio Filho e Heider Felipe