7 de novembro de 2018
Imprensa
Trabalho de equipe da Secretaria de Saúde será publicado em livro

O artigo científico intitulado “Panorama da Sífilis Congênita em Juazeiro do Norte de 2013 a 2017”, elaborado pela coordenadora da vigilância epidemiológica, Evanusia de Lima, em coautoria com equipe de profissionais da Secretaria de Saúde do Município, foi selecionado pela Editora Atena para ser publicado como artigo no livro eletrônico “Patologia das Doenças 2”, a ser divulgado em fevereiro de 2019.  

O artigo, que foi apresentado este ano no Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, descreve o perfil da sífilis congênita em Juazeiro do Norte, a partir de informações do período, como a incidência de casos, os bairros mais afetados, a faixa etária e o nível de escolaridade das mães.

“Vimos a necessidade de realmente saber o perfil dessa doença, que é 100% evitável. É importante pra poder direcionar as ações em relação ao pré-natal, com a captação precoce da gestante, onde é ofertado o teste rápido de sífilis, e em caso positivo é realizado o tratamento. Quando o tratamento é feito adequadamente a paciente não transmite para o bebê”, explica Evanusia.

As ações de educação para mulheres em idade fértil sobre as infecções sexualmente transmissíveis e a qualificação dos profissionais da Atenção Primária sobre a doença, são outras recomendações que estão sendo colocadas em prática. A coordenadora ressalta ainda que a divulgação das informações gera a ação, auxiliando nas medidas de intervenções no problema e servindo de exemplo para outros Municípios.


Tópicos: