27 de novembro de 2018
Prefeitura Municipal promove I Seminário Municipal de Promoção à Igualdade Racial em Juazeiro do Norte

Coordenado pelo Núcleo de Educação para a Promoção da Igualdade Racial (Nepir), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), o I Seminário Municipal de Promoção à Igualdade Racial em Juazeiro do Norte aconteceu nesta segunda-feira, 26, no Centro Universitário Leão Sampaio - Unileão e teve como tema a Consciência Negra: Percursos identitários de luta, resistência e existência. O evento contou com a presença do vice-prefeito do Município, Giovanni Sampaio.

Na ocasião, também houve a cerimônia de posse dos membros do Conselho Municipal de Promoção à Igualdade Racial. Na primeira mesa, composta pela professora Moema Alves e pela enfermeira Jéssika Bezerra, o debate aconteceu em torno do cuidado e da saúde mental da população negra. Aprofundando o assunto, através de um resgate histórico da trajetória de grandes personalidades negras no mundo, a importância de romper com os silêncios e dar fim à invisibilidade das minorias.

O seminário também trabalhou a questão racial na construção da sociedade e em políticas que visam a superação do racismo, o qual é incompatível com a democracia e o comportamento racista naturalizado no cotidiano. “Nosso objetivo maior é desenvolver uma sociedade igualitária”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Social e Trabalho, Sandoval Barreto.

Na segunda mesa do dia, o Seminário trabalhou a abordagem pedagógica da história da África e da cultura Afro-brasileira nos grupos de convivência, com as professoras Maria Telvira da Conceição e Cícera Nunes e o assistente social, Adão Pedro dos Santos.

Estiveram presentes, além da coordenação de mobilização social e de pesquisa do NEPIR, representantes da sociedade civil ligados a religiões de matrizes africanas e estudantes e docentes da Unileão. O Seminário também contou com apresentações culturais.

Nepir em Juazeiro do Norte

O Núcleo de Educação para a Promoção da Igualdade Racial (Nepir), junto ao Centro Universitário Leão Sampaio, tem realizado encontros mensais, intitulados ‘Pauta Preta’, para discutir temáticas voltadas as questões étnicas, considerando esse um dos pilares na formação dos estudantes de graduação de modo a construção de uma sociedade comprometida com a equidade.

Nesse sentido, o I Seminário Municipal de Promoção à Igualdade Racial em Juazeiro do Norte vem para fortalecer e aprimorar esse pensamento crítico reflexivo já abordado no ‘pauta Preta’, acerca do processo de construção identitária para o reconhecimento e conscientização da comunidade negra.

Fotos: Hélio Filho