5 de dezembro de 2018
Realizada abertura da Campanha Dezembro Vermelho em Juazeiro do Norte

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Saúde, realizou, na manhã desta terça-feira (04), a abertura da Campanha Dezembro Vermelho – Mês de prevenção e luta contra a AIDS. A solenidade aconteceu no auditório do CEREST e marcou o início das ações que serão desenvolvidas no Município durante todo o mês, com o intuito de promover a prevenção da transmissão do vírus HIV.

Participaram da abertura o prefeito Arnon Bezerra, o vice-prefeito, Giovanni Sampaio, a secretária de saúde, Francimones Albuquerque, a coordenadora da Atenção Primária, Jaqueliny Guimarães, a coordenadora do serviço de Infectologia, Geni Oliveira, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Carlos Elias, a representante das instituições de ensino superior, Ana Carla Cruz, entre outras autoridades locais e representações de diversos segmentos sociais.

O ano de 2018 marca os 30 anos do dia de luta contra a AIDS, onde o Ministério da Saúde reforça a campanha com o tema “Uma bandeira de histórias e conquistas”. Ao contrário de 30 anos atrás, atualmente é possível se viver com qualidade mesmo com o vírus HIV, o que demonstra uma evolução considerável no tratamento.

O prefeito Arnon Bezerra ressaltou a necessidade do cuidado para com o próximo, do convívio e fortalecimento dos laços afetivos para uma prevenção efetiva. “Estamos vivendo um momento importante, e em uma data como essa devemos refletir, devemos nos importar com o outro, para que a gente possa valorizar cada vez mais a vida e tenhamos o cuidado para não dar oportunidade a doenças como essa”, afirmou.

O vice-prefeito Giovanni Sampaio destacou a importância do serviço de Infectologia que é disponibilizado em Juazeiro do Norte para toda a região do Cariri. De acordo com a secretária Francimones Albuquerque, o serviço deverá ser ampliado, passando a contar com mais um médico infectologista.

“Nós temos hoje mais de mil pacientes cadastrados e mensalmente a gente atende mais de 600 pacientes. Precisamos sim de mais um médico infectologista, para que a gente possa dar melhor atendimento e ampliar o acesso a nosso serviço, dando garantia de prevenção aos nossos pacientes, qualidade de vida e diagnóstico precoce”, afirmou a secretária.

A coordenadora do serviço de Infectologia, Geni Oliveira, enfatizou que este é um momento para refletir sobre a prevenção, e em especial, sensibilizar os jovens, porque ainda é a população de maior incidência da doença. “Existe uma população de maior vulnerabilidade que não procura o serviço de saúde. Nós estamos indo até essas pessoas com o objetivo de ampliar o acesso ao diagnóstico para que a gente possa realizar o tratamento adequado o mais rápido possível”, concluiu.

Ações durante o mês

A SESAU realizará durante o Dezembro Vermelho ações itinerantes em empresas, onde será trabalhada a saúde do trabalhador junto ao tema da Campanha. No dia 11, será realizada atividade depromoção à saúde e prevenção das Infecções Sexualmente Transmissiveis - IST/AIDS no Hospital Regional do Cariri. Nas Unidades Básicas de Saúde também serão intensificadas as ações, com oferta de testes rápidos e outras orientações de prevenção.

Fotos: Anderson Duarte