7 de dezembro de 2018
Prefeitura participa com alunos da rede municipal de apresentação do Geopark Araripe

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Inovação e de Turismo e Romaria, esteve presente no evento Geopark Araripe - Conhecendo o que é nosso, realizado nessa quinta-feira, 06, no Campus Crajubar da URCA, em Juazeiro do Norte. Alunos de escolas públicas municipais tiveram a oportunidade de conhecer mais do projeto, que conta com um Geossítio Colina do Horto.

Marcaram presença também o secretariado de outros municípios do Cariri, o reitor da URCA, Patrício Melo, o diretor-executivo do Geopark Araripe, Nivaldo Soares, além de empresários e estudantes. "Aproximar a iniciativa pública da privada, ao mesmo tempo em que se mostra à população, em geral, a importância da preservação desse nosso patrimônio é fundamental não só para Juazeiro, mas para toda a Região", afirmou o diretor de Indústria da SEDECI, Piedley Macedo.

Para apresentar de forma mais lúdica e precisa a atuação do Geopark Araripe e sua relação com a cultura, turismo, ciência e sustentabilidade local, houve palestras e exposições, a exemplo do artesanato produzido por 14 artesãs do bairro Triângulo, em Juazeiro do Norte. A comercialização da produção, expressiva nas romarias, é a principal fonte de renda das famílias.

O primeiro criado nas Américas e único no Brasil reconhecido pela UNESCO, o Geopark Araripe, sob gestão da URCA é potencializador do desenvolvimento regional. Segundo o Reitor da Universidade, Patrício Melo, nos últimos 4 anos, o Governo do Estado investiu R$ 10 milhões no melhoramento receptivo turístico dos municípios de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha , Missão Velha, Santana e Nova Olinda, que abrangem 9 Geossítios.

O Reitor ainda ressaltou que o fluxo crescente de turistas no Cariri tem impactado a rede hoteleira, em Juazeiro do Norte. "O Município, que abriga o geossítio da Colina do Horto, conta com um dos 20 melhores hotéis do país, avaliado, diariamente, pelo site Tripadvisor", completou Patrício Melo.

Fotos: Hélio Filho