14 de dezembro de 2018
Seagri segue com ações de melhorias para produtores rurais de Juazeiro do Norte

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seagri), dá continuidade a três ações neste fim de ano. A entrega dos boletos do Programa Garantia Safra,   atualização do cadastro dos produtores beneficiados com aração de terra e, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Ceará (Ematerce), realiza a distribuição das sementes do programa Hora de Plantar.

De acordo com titular da pasta, Romão França, cerca de duas toneladas e meia de sementes selecionadas deverão chegar a mais de 300 agricultores em toda zona rural do município. Para agilizar a entrega,  técnicos da Seagri e Ematerce atuam juntos na realização do trabalho. A Seagri aproveitou a oportunidade para fazer o recadastramento do Programa de Aração de Terras (PAT).

Para 2019, com aquisição de três tratores novos doados pelo Governo do Estado, o PAT vai ampliar o atendimento e deverá ultrapassar a meta do ciclo 2017-2018, que foi estimada em 1500 tarefas. O secretário disse ainda que a orientação do Prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, é incrementar as ações voltadas para agropecuária do município. Nesse sentido foi implantado um novo modelo de gestão, com a descentralização do serviço.

A proposta é desburocratizar o atendimento e aproximar ainda mais a administração municipal dos moradores da zona rural. Os técnicos da Seagri foram divididos em seis áreas territoriais, onde já  atuam de forma contínua, o que dá mais agilidade nas ações promovidas pela Secretaria e também no atendimento das demandas da população.