26 de dezembro de 2018
Imprensa
SESAU realiza ação alusiva ao Dezembro Laranja – mês de prevenção ao câncer da pele

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Coordenadoria de Assistência Farmacêutica (CAF) da Secretaria da Saúde (SESAU), realizou na manhã da última sexta-feira (21), uma ação educativa alusiva ao Dezembro Laranja - Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele. A ação aconteceu no Mercado Gumercindo Ferreira (Mercado do Peixe).

A equipe de farmacêuticos da CAF fez abordagens a grupos de risco para o câncer de pele, repassando orientações fundamentais e precauções que devem ser tomadas quanto à exposição ao sol, como também sobre como diferenciar uma lesão normal de uma lesão suspeita de câncer de pele. O local para a ação foi escolhido por ser uma feira livre, onde as pessoas podem ficar mais expostas ao sol. 

“As principais orientações são quanto aos horários de exposição ao sol e também as simetrias de manchas que aparecem no corpo, para saber diferenciar uma lesão maligna. Estamos orientando para quando aparecer essas manchas eles procurarem o dermatologista e ter sempre essa preocupação: utilizar protetor solar, chapéus e evitar exposição em horários em que é mais quente”, explicou a diretora da CAF, Renata Bezerra.

Além das orientações sobre o câncer de pele, foram distribuídos alguns kits com protetor solar; preservativos, em reforço à campanha de combate ao HIV, Dezembro Vermelho; e também alguns repelentes, devido também às ações frequentes de combate às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

“Nós como farmacêuticos temos que ter o cuidado de olhar para a população, se importar com o outro. Nós temos que sair e entrar em contato direto com o paciente, porque é nosso papel como farmacêutico. Então achamos muito importante dar essa visibilidade para o Dezembro Laranja”, ressaltou a diretora da CAF.


Fotos: Lino Fly
 

Galeria de fotos


Tópicos: