9 de janeiro de 2019
Prefeito Arnon Bezerra participa da abertura da Campanha Janeiro Roxo

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria da Saúde (SESAU), realizou na manhã desta quarta-feira (09), no Centro de Dermatologia, a abertura do Janeiro Roxo, campanha mundial de combate e prevenção da hanseníase. Durante todo o mês, a SESAU realizará atividades referentes à Campanha.

O prefeito Arnon Bezerra participou da solenidade de abertura, juntamente com a secretária executiva da saúde, Glauciane Torres, o diretor do Centro de Dermatologia, Evandro de Freitas, a coordenadora do Programa de Controle da Hanseníase, Vanesca Sumaly, demais coordenadores e servidores da SESAU e população em geral.

Para o prefeito Arnon, a conscientização da sociedade é o principal instrumento para promover o combate a esta doença, que mesmo sendo tão antiga, ainda atinge a população de forma recorrente. “Qualquer que seja a patologia sempre merece uma atenção. E uma doença como essa, que tem tanto tempo, temos que ter um zelo, sobretudo com a questão da educação, cuidados com o saneamento básico, com a limpeza de modo geral. É uma doença que pode ser prevenida”, ressaltou.

“Que a gente tenha o cuidado de olhar, examinar, escutar de forma qualificada. E que essas ações não sejam pontuais, sejam cotidianas”, frisou a secretária executiva da saúde, que aproveitou a ocasião para agradecer o empenho da equipe da SESAU no trabalho para melhorar os índices do Município em relação à doença.

O Brasil é o segundo país do mundo com maior número de casos de hanseníase, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), ficando atrás apenas da Índia. Para o diretor do Centro de Dermatologia, trabalhar com hanseníase é um grande desafio, e que por isso se faz urgente a descentralização do diagnóstico de novos casos da doença para as Unidades Básicas de Saúde, como vem sendo trabalhado por esta gestão.

“Nós, enquanto gestão, estamos capacitando os profissionais para que eles tenham olhar mais sensível aos sinais e sintomas da doença e para que com isso o diagnóstico seja precoce e as incapacidades e deformidades que essa doença traz sejam eliminadas na nossa sociedade”, destacou a coordenadora Vanesca Sumaly.

Programação

Entre os dias 14 e 25 de janeiro acontecerá treinamento para médicos e enfermeiros, no Centro de Dermatologia. O foco será a prevenção das incapacidades físicas que a doença traz para os pacientes.

Haverá também atividades em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde os profissionais irão desenvolver atividades educativas e realizar busca ativa de pacientes, promovendo um momento de conscientização na comunidade.

O encerramento será no dia 28, na UBS 16/43, do bairro Frei Damião, onde será realizada solenidade de certificação das esquipes de Estratégia Saúde da Família desta Unidade, em reconhecimento ao empenho no combate à doença.

Fotos: Hélio Filho