15 de janeiro de 2019
Secult Juazeiro do Norte e Biblioteca Pública prorrogam inscrições para a 2º Mostra Poemas para Maria – Beata Maria de Araújo

A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte, por meio da Biblioteca Pública Municipal Dr. Possidônio da Silva Bem, prorrogou as inscrições para a 2º Mostra Poemas para Maria – Beata Maria de Araújo.
Com o objetivo de democratizar a participação na Mostra, a Secretaria de Cultura permite, agora, que poetas de toda a Região do Cariri e do Estado do Ceará possam participar. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 01 de fevereiro de 2019.
Serão aceitas inscrições de todos os estilos poéticos e podem participar poetas e poetisas residentes e domiciliados no Município de Juazeiro do Norte (CE).
Cada participante poderá enviar um poema inédito, em língua portuguesa, até o dia 01 de fevereiro 2019 para o e-mail mostrapoemasparamaria@gmail.com. Antes, o autor deverá conhecer as regras constantes no edital publicado no site da Prefeitura de Juazeiro do Norte.
Uma comissão composta por convidados e servidores da Secretaria Municipal de Cultura selecionará 20 poemas que serão publicados em um livreto. A lista dos selecionados será publicada no dia 08 de fevereiro, também no site da Prefeitura.

Clique aqui para acessar o Edital

Clique aqui para acessar a Errata

O lançamento do Livro que reunirá os poemas selecionados será lançado no dia 08 de Março de 2019.

Resistência

O tema do concurso neste ano é ““Beata Maria de Araújo: Resistência e a Romaria do Sangue Precioso”, a ideia é lembrar a resistência da cidade de Juazeiro do Norte diante dos ataques e perseguições que sofreu em seu início e a primeira romaria realizada - a Romaria do Sangue precioso, que remonta a memória social de Juazeiro do Norte, em um momento que a Beata Maria de Araújo teve uma participação primordial.
De acordo com a Coordenadora da Biblioteca Pública Municipal, Dr. Possidônio da Silva Bem, Rosana Marinho, essa será uma oportunidade de homenagear a Beata Maria de Araújo e todas as mulheres no Dia Internacional da Mulher. “A gente vai lembrar a Beata Maria de Araújo como uma mulher nordestina que deve ser referenciada e ter sua memória sempre viva nessa cidade”, destaca Rosana Marinho.